Vou deixar aqui uma dica de que o Gabriel me falou no passado fds.
O nome do "artista" é Matt Harding. Trata-se de um norte-americano que viaja à volta do mundo e em cada sítio que visita faz uma "dancinha" meia parva, como forma de ilustrar o momento.
O Matt era um programador de jogos de computador, natural do Conetticut, que trabalhava em Los Angeles. No entanto, em 2000 ou 2001 mudou-se para Birsbane, pois não gostava da vida que tinha em L.A., aproveitando o facto da empresa para a qual trabalhava ter aberto uma sucursal na Austrália.
No entanto, em 2003 e influenciado pela forma descontraida dos australianos levarem a vida e por uma cultura de viagens à volta do mundo que os jovens australianos supostamente adoptam de uma forma generalizada, decidiu abandonar o seu emprego, e com o dinheiro que havia poupado até então realizou uma viajem de cerca de 7 meses por 17 países, sobretudo Oceânia, Ásia e alguma Europa.
Foi algures durante esta viajem, que quando estava em Hanoi (Vietnam), um ex-colega de trabalho, que o acompanhava na altura, sugeriu que ele fizesse a sua "usual" dança estúpida como forma de documentar o momento. A coisa ficou engraçada e daí para a frente ele realizou-a em todos os lugares que visitou.
De volta ao EUA, sem dinheiro, lá voltou a trabalhar durante uns mesitos de forma a reunir o dinheiro suficiente para o levar a nova viajem, desta vez por vários países africanos, que decorreu em 2004.
Como forma de documentar estas duas viagens e para ir informando a família e amigos por onde andava, criou um blogue.
No final destas duas viagens fez um vídeo com os tais momentos das "dancinhas" parvas e colocou-o on-line no seu blogue.
Todos os seus amigos gostaram, passaram a amigos, que por sua vez o passavam a outros amigos, enfim, a coisa tomou tal proporção que o tipo ficou conhecido em poucos meses por todo o lado.
Foi convidado para programas de televisão e reportagens para revistas.
No seguimento da sua fama imediata, uma empresa de retalho norte-americana propos-lhe que viajasse novamente à volta do mundo durante 6 meses e fizesse o mesmo tipo de "ritual", de modo a ser criado um vídeo para publicitar uma nova marca de pastilhas elásticas que seria lançada por essa empresa.
Obviamente que o Matt aceitou esta borla à volta do mundo e escolheu os sítios mais fantásticos e exóticos para visitar e viajou literalmente por todos os continentes (Antártida incluída). Em cerca de seis meses visitou 39 países e gravou então um novo vídeo.
Tanto o primeiro como o segundo vídeo estão disponíveis no seu site http://www.wherethehellismatt.com/ e vale mesmo a pena ver. São muito engraçados e a música escolhida é muito porreira.
Entretanto foi possível ver no site que ele anda numa nova viajem em 2007, tendo passado por Portugal (Lx) no passado dia 7 de Junho.
Foi um burro não ter ficado para o concerto dos Pearl Jam no dia 8. Ainda por cima, porque o gajo actualmente (quando pára em casa) vive em Seattle.
Fica aqui o segundo vídeo, o das pastilhas, que tem maior qualidade e apresenta os sítios mais incríveis.
Um dia pode ser que consigamos "sacar" este tipo de ideias...
Grande Matt!
1 comentário:
Só para terem a ideia da dimensão desta coisa, a seguinte informação foi retirada do youtube:
Honors for This Video:
#45 - Most Viewed (All Time) - All
#1 - Most Viewed (All Time) - Travel & Places - All
#37 - Most Viewed (All Time) - English
#1 - Most Viewed (All Time) - Travel & Places - English
#1 - Top Rated (All Time) - Travel & Places - All
#1 - Top Rated (All Time) - Travel & Places - English
#26 - Most Discussed (All Time) - All
#1 - Most Discussed (All Time) - Travel & Places - All
#26 - Most Discussed (All Time) - English
#1 - Most Discussed (All Time) - Travel & Places - English
#17 - Top Favorites (All Time) - All
#1 - Top Favorites (All Time) - Travel & Places - All
#15 - Top Favorites (All Time) - English
#1 - Top Favorites (All Time) - Travel & Places - English
#2 - Most Linked (All Time) - Travel & Places - All
#99 - Recently Featured - Travel & Places - All
#65 - Most Responded (All Time) - All
Enviar um comentário