quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Kiva.org

Olá a todos,

sem querer romper o fluxo de comentários e aderência às propostas para o jantar de natal, achei importante partilhar convosco o seguinte: www.kiva.org.

Hoje ao ler o público on-line deparei-me com um headline curioso: «Se quer ajudar a combater a pobreza do mundo saiba que o pode fazer sem sair de frente do seu computador. Um site chamado Kiva transforma-nos a todos em banqueiros dos pobres.»

Achei o título bastante apelativo por isso fui ler a notícia.

O kiva é uma organização sem fins lucrativos que faz de intermediário entre possíveis doadores e pessoas necessitadas através do instrumento financeiro que é o microcrédito. Através do site podemos visualizar ínumeras pessoas que precisam de financiamento para o seu micro-negócio espalhadas por diversos pontos do globo.

O valor mínimo do empréstimo (sem juros) é de 25 dólares. E o mesmo irá reverter para a conta do doador de acordo com a cadência do pagamento do mesmo financiamento.

O que achei curioso nesta accção/organização é que estamos a ajudar de uma forma mais específica, direccionada.

Estamos a ajudar alguém que podemos nomear com um determinado valor que vai permitir à mesma rentabilizar seu negócio. Ajudamos não só esse agregado familiar mas o próprio país. Negócios rentáveis criam riqueza interna.

Estamos a financiar a cana de pesca!

E isto tudo com um simples digitar de teclas de computador e um cartão de crédito (claro!!)!

Já estive lá e já explorei. É seguro mas existe risco. Não na operação mas no retorno do investimento. A probabilidade de voltar a receber o dinheiro de volta numa proporção de 99,8% (com base no historial). Segundo eles o passado não assegura o futuro. Não é assim para tudo?

Beijinhos

PS - desculpem a ensaboadela das OSFL!!

2 comentários:

RMB disse...

Parece-me a melhor ideia até agora para o "fundo de solidariedade social do Jantar das Quintas".

Alguém se responsabilizará por recolher os valores (não eu, porque já sabem que imediato me deslocaria ao Casino :)), por fazer o seu câmbio para USD e procerecer à realização do empréstimo!
Eu voto nisto.

MPB disse...

O projecto é de facto uma excelente ideia. O Homem consegue realmente coisas fantásticas "when he puts his mind into it", tão simples e abrangentes. Esta ideia foi das coisas que mais positivamente me admirou ultimamente, é a prova que de facto não há limites para a nossa inteligência, boa vontade e humanismo, quando associados.

De qualquer forma, em relação ao "caixotinho" preferia que não fosse este o destino. Acho que cada um pessoalmente deveria investir aqui no KIVA (eu vou fazê-lo) dado que o valor base é tão pequeno para o que pode ajudar a concretizar. No entanto, gostaria de ver a nossa ajuda aplicada mais perto, como já disse anteriormente. As ideias avançadas pela MGV, pelo DDB e pela BCV parecem-me todas elas muito boas.
Obviamente é apenas a minha opinião.