Olá.
Primeiro post de 2008, num mês sempre complicado, de pleno Inverno, de recomeço após o abrandamento festivo de Dezembro e ainda longe das próximas férias.
Ainda assim, coragem malta.
Como diria esse grande "poeta" dos tempos que correm, não sei se já me ouviram a falar dele (tenho a ligeira ideia que talvez tenha comentado alguma coisa), um tipo americano de Seattle, Eddie Vedder, em "Thumbing My Way", música nº 7 de "Riot Act", o sétimo álbum de originais dos Pearl Jam, editado em Dezembro de 2002:
"No matter how cold the winter, there's a springtime ahead..."
E é nisso que nos temos de focar.
Após esta mensagem "bonita" gostava de partilhar alguma informação aparentemente inútil, mas que dá algum jeito para aquelas sessões de "Trivial Pursuit" ou para uma conversa circunstancial.
Foram anunciados esta semana os vencedores dos Globos de Ouro de 2008, relativos a 2007. Foi feito o accrual? :) - Que tal? Nem o AMR faria melhor! Eu desafio-te, António!
Os prémios foram repartidos. Ainda assim os principais vencedores foram "Atonement" (melhor filme drama) e "Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street" (melhor filme musical/comédia).
O primeiro, com o título em português "Expiação" estreia hoje mesmo em Portugal, enquanto o segundo penso que estreará no final do mês.
Por isso mesmo, vale a pena reservar nas próximas semanas algum tempinho para umas idas ao cinema, porque de facto os melhores filmes do ano e potenciais oscarizáveis estreiam sobretudo nesta altura, apesar de "American Gangster" e "Eastern Promises", outros títulos fortes e imperdíveis, já estarem em cartaz desde Dezembro.
Deixo aqui mais alguns exemplos de filmes a não perder:
- "Michael Clayton", com um muito competente George Clooney;
- "No Country For Old Men", dos irmãos Coen, com grande interpretação como actor secundário de Javier Bardem, o actor espanhol que começou com o Almodóvar;
- "There Will Be Blood", com a excelência de Daniel Day-Lewis, que ganhou o globo de ouro para o melhor actor;
- "The Diving Bell And The Butterfly", filme francês que ganhou os globos de ouro para o melhor filme em língua estrangeira e melhor realizador, Julian Schnabel;
- "Charlie Wilson's War", já estreado com Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman;
- "The Assassination Of Jesse James By The Coward Robert Ford", com Brad Pitt (ganhou o prémio de melhor actor no Festival de Veneza), mas com uma interpretação mais convincente de Casey Affleck.
Finalmente gostava só de vos chamar à atenção para o filme "Juno".
Ainda não vi, porque não estreou, mas já li algumas críticas muito boas. Trata-se de um filme de menor orçamento, em tom de comédia, mas que foi muito bem recebido pela crítica e já ganhou alguns prémios em festivais de cinema. Foi igualmente nomeado para o globo de ouro de melhor filme musical/comédia.
Só mais um pormenor, o mais relevante, acerca dos Globos de Ouro.
Melhor música original para um filme -> "Guaranteed", de "Into The Wild", filme realizado pelo Sean Penn, que já estreou nos EUA em Setembro, mas aqui dificilmente estreará.
Music & Lyrics By: Eddie Vedder.
Grande!!!
O Vedder fez a banda sonora (também nomeação para os globos de ouro) integral do filme e vale a pena comprar e ouvir com atenção, já se encontra à venda há algum tempo, o CD chama-se igualmente "Into the Wild".
Nota: Vejam também o filme, se estrear nas salas, ou então em DVD. O argumento retrata a história real de um tipo nos EUA, aluno top e oriundo de uma família de classe alta, que se mandou para o Alasca à procura da "ultimate expirience" e acabou por morrer sozinho e doente.
Fica aí o link para a listagem global de nomeados e premiados nos Globos de Ouro deste ano, que em minha opinião são mais relevantes e independentes que os Óscares, uma vez que são atribuídos pela imprensa estrangeira em Hollywood.
http://www.goldenglobes.org/nominations/index.html
Beijos e abraços.
Sem comentários:
Enviar um comentário