Bem ilustrativo. :)
Esta situação do BPN não está de todo relacionada com a conjuntura de crise financeira globalizada.
A isto chama-se, no mínimo, gestão danosa para sermos simpáticos.
É necessário implicar judicialmente os "artistas" que desfilaram pelos Conselhos de Administração dos últimos anos, independentemente dos nomes e passado político.
É inadmissível o Estado "deitar" literalmente dinheiro ao lixo, quando essa malta passou os últimos anos a enriquecer descontroladamente!
8 comentários:
è bem verdade!!!
e como é possível o vitor constâncio ter cara de pau de deitar a culpa para cima de todos menos dele!!???
o banco de protugal não tem como função supervisionar ou fica sentadinha à espara de denúncias ou de investigações de outros organismos???
não me lembro de outro governador de banco de portugal com tantos escandalos associados durante a sua administração...
motivo de demissão?... não... porque??... o tacho não é bom??... o povo português não é pacifico???
enfim... é triste sermos o povo do fado...
Li hoje a noticia online do sol.pt, onde, segundo a Deloitte refere que so nao viu o que se passava quem nao quis.
Adicionam ainda que o relatorio de contas 2002 esta online.
Fui investigar :) e de facto la esta o relatorio 2002, assinado pela Deloitte. Nao diz muito mais do que o referido pelo Silva Mendes, mas refere numa ultima nota (n1a das paginas) que as recomendacoes de auditorias as contas individuais das empresas nao estao consideradas nas contas consolidadas. Sera que por aqui alguem deveria perceber que algo de errado se passava?
Se alguem quiser ajudar sem comprometer sigilo profissional, estarei atento.
O que e' certo e' que a BDO assumiu auditoria em 2003, com uma certificacao impecavel.
Talvez seja assunto para conversa amena de jantar e nao de blog...mas fico de qq maneira atento a qq dica...
Abr
acr.
Boas
Quem esteve la a fazer a auditoria avisou no relatorio para o "pequeno" buraco que se estava a criar.
A pergunta que eu lanco e' muito simples: para que um relatorio de auditoria se ninguem o vai ler ou entao nao sabe detectar os sinais de alerta????
Hoje ouvi uma piada que achei muito boa:
O Constancio ultimamente nao tem detectado nada nos bancos porque perdeu o cao guia!!! :)
E' mais um FDP que continua a levar um ordenado chorudo e nada faz. Para informacao o senhor ganha bem mais do que o presidente da Reserva EUA e so tem de supervisionar os bancos, o resto fica para o BCE.
Abr
Pedro
Pedro (PC?PBE?PM?),
eu reformularia a tua pergunta. A culpa creio nao ser de quem le, a culpa creio ser dos revisores/auditores que, desculpa as palavras secas, recorrem a palavreados rebuscados para tentar dizer algo que receiam dizer de alto e bom som, com medo de perder o cliente. PArece-me mais a culpa deste lado.
O investidor/accionista nao precisa de ter curso de LLM (Linguas e Literaturas Modernas).
Ele, detentor de capital, quer enxergar bem cedo e depressa o que anda a empresa a fazer com o dinheirinho dele. Se os palavreados fossem mais directos, o mercado ganharia com isto, seria mais transparente, creio que ninguem o pode negar.
Deixa.me adicionar outro comentario:
O afamado relatorio de revisor e auditor e' uma breve informacao ao consolidado. E, mais uma vez, onde andam os relatorios individuais de cada empresa? Porque nao sao exigidos? Quanta "merda" fica para tras, por nao chegar a entrar no consolidado?
Voltamos (ultimo comentario!) provavelmente a velha filosofia sobre quem deve pagar aos revisores/auditores. Apregoa-se independencia e segregacao de funcoes em todo e qualquer tipo de relatorio de auditoria/controlos internos, enquanto o triangulo principal (prestador de servico VS empresa-alvo VS pagador do servico) continua a ser um triangulo amoroso, onde nao se sabe onde/quem comeca e onde/quem acaba.
As palavras em cima sao um pouco directas, mas talvez assim eu me faca entender melhor, talvez assim consiga ser mais transparente (alguem tem de comecar...:) ).
Forca BDO, continua a mostrar a folha limpa, e ja veras o que te acontece...
abr
acr.
ps O Silva Mendes livrou-se desta, creio... :)
Insisto que esta noticia deveria ser alargada para uma mais ampla discussao...
O BPN merece um novo post!!!!
Lanco aqui o desafio...
RMB?
Eu, daqui, so vejo os jornais tugas inundados de relatos de favores/estranhos negocios/misterios/ligacoes surpreendentes.
Fica aqui um blog tambem que pegou neste tema BPN, com boa musica a mistura (RMB, pode'se colocar a funcionar quando alguem entra neste blog? Achei a ideia muito interessante).
Abr!
acr.
o afamado blog...
http://kropotkine.blogspot.com/
Olá a todos.
Não tenho tido a aoportunidade de visitar o blogue nos últimos tempos, mas saúdo a movimentação recente.
Qual a um novo post sobre o BPN, meu amigo ACR, já que lançaste o mote, concretiza igualmente a ideia.
Já não consegues "postar"? Eu envio-te novo convite.
Gostei da dinâmica com que defendeste a tua ideia. No entanto, não discartando a reponsabilidade do auditor, penso que naturalmente existem entidades com igual ou maior responsabilidade, como o Banco de Portugal e já agora as forças pliciais de investigação. Os rumores / informações / boatos que vinham circulando certamente chegaram a essas bandas e ninguém quis saber ou então fez que não queria.
Mesmo os restantes membros do Conselho de Administração do BPN e de todas as empresas do perímetro de consolidação não poderão ter sido assim tão inocentes. Toda a gente "recebeu" para fechar os olhos.
Se um eventual processo judicial fosse até ao fim, perceberiamos necessariamente tudo isso.
Só para concluir, no que se refere ao auditor, caímos na problemática de sempre. E aí concordo em absoluto contigo. Enquanto a empresa-alvo, como dizes, for simultaneamente o cliente, isto é, a fonte da receita, dificilmente se garantirá a independência e isenção absoluta que reclamas.
Não te esqueças que qualquer política comercial passa necessariamente pela satisfação plena do cliente.
Com as regras actuais de mercado, como queres construir um volume de negócios assinalável sem fazer cedências? Complicado... Ainda mais na Europa Meditarrânea! Isto aqui não é a Finlândia. E mesmo que fosse, tenho dúvidas se não aconteceria a mesma coisa.
O BPN é ilustrativo desta questão. O que aconteceu aos revisores / auditores que "escreveram para a família"?
Exactamente... receberam uns "patins em linha", com cor à escolha, e lá foram eles à sua vida!
Uns melhor que outros...
Quanto à questão da música no blogue, confesso a minha limitação, não conheço a forma de o fazer. Mas vou tentar procurar.
Já em tempos estiveram disponíveis no blogue links para uma base de dados de músicas, mas que não tocavam por defeito.
Enviar um comentário