segunda-feira, 6 de julho de 2009

Valsa com Bashir

Há já algum tempo que não vos proponha um título cinematográfico. Ainda mais um grande título como este.

Este fim de semana, em resultado de uma das raras incursões dos últimos tempos ao Blockbuster, aluguei um filme tremendo.
Se ainda não viram, aconselho obrigatoriamente "Valsa com Bashir".

Trata-se de um filme / documentário de animação israelita que se debruça sobre a participação do exército israelista na guerra do Líbano em 1982, concretamente no massacre de "Sabra e Shatila" (dois campos de refugiados em Beirute), perpretado por comandos militares libaneses cristãos - apoiantes do presidente eleito Bashir, que havia sido assassinado dois dias antes - sobre civis palestinianos e libaneses.

Não descartem o filme por ser de animação, até porque será um dos primeiros filmes-documentário realizados nesses moldes.
É uma autêntica obra-prima de montagem e narrativa, com uma banda sonora de eleição, para não falar naturalmente do polémico acontecimento que é abordado.
Um verdadeiro agitador de consciências, que merece reflexão.

"Valsa com Bashir", claramente o melhor filme a que assisti este ano.
Bate de longe qualquer oscarizável da indústria norte-americana.
Como destaque adianto que este filme foi nomeado para o melhor filme estrangeiro nos Oscars de 2009, para a Palma d'Ouro no Festival de Cannes em 2008 e ganhou o Globo de Ouro em 2009 para o melhor filme estrangeiro, entre outras inumeras nomeações e conquistas nos principais festivais e prémios de cinema.

Imperdível.

Para mais informação:

http://waltzwithbashir.com/

Sem comentários: