quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Top 10 Lonely Planet

Viajar é fantástico e sempre gratificante, conhecer novos locais, novas pessoas, novas culturas, outros costumes... Enfim cada viagem tem a sua história, mas há sítios que potenciam melhores momentos que outros.
Em qualquer viagem uma fonte de informação pertinente e bem sugestiva é o "lonely planet", com créditos firmados e comprovados, um excelente guia com toda a certeza.
Pois é, meus amigos, esta verdadeira instituição considerou Portugal como um dos TOP 10 países a visitar em 2010.
Neste TOP 10 as outras sugestões passam por destinos fantásticos como a Malásia, a Nova Zelândia, o Nepal ou o Suriname, ou por países mais consensuais como a Grécia e os Estados Unidos.
Mas o que importa relevar é a tremenda distinção para Portugal!
Será que conhecemos assim tão bem o nosso país?

"Skirting along the southwestern edge of the Iberian Peninsula, the once-great seafaring nation of Portugal today straddles two very different worlds. For purists, this is a land of great tradition, of saints-day festivals where ox-drawn carts still lumber through flower-strewn streets, and ancient vineyards bring sleepy medieval villages to life during the annual harvest. Meanwhile, in other parts of the country, something decidedly more modern is transpiring. Old city centres, long ago abandoned by the young and upwardly mobile in favour of the suburbs, are slowly being revitalised. A new wave of boutiques, art galleries and cafes are finding new homes in once crumbling old buildings, and locals are beginning to rediscover the allure of vibrant downtown areas."

:)

3 comentários:

MGV disse...

Concordo contigo!

Eu considero que conheço mal o meu país... Não por falat de esforço dos meus pais mas porque se calhar conheci os lugares demasiado pequena, em que olhar para um efidício histório ou visitar um museu era uma seca!

Tenho poucas memórias de férias em mais nova embora tenha fotos e relatados a demonstrar que lá estive. Mas lembro-me de uma viagem a Espanha feita em família!! Lá está... a dar mais valor ao "produto" não nacional!

Este ano já fiz alguns progressos! (Re)Visitei a bonita cidade de Évora e a bela região de Bragança!!

Gostava de continuar e não morrer com a sensação de não conhecer o local onde nasci e que também me define! Nem que não seja para não mais ser possível ir para Lisboa pela Serra da Estrela!!! :-)

ACR disse...

eu tambem reconheco vontade enorme por conhecer Portugal de outra forma... o tempo que estive fora, assim que cheguei, permitiu-me sair do quotidiano (vida no Porto, almoco/jantar em restaurantes locais e vidinha de 5 km para frente e atras) e tenho planeado fazer incursoes a varios sitios.
Por exemplo, sabiam que a Barragem do Azibo (as portas de Macedo de Cavaleiros, a caminho de Braganca/ PNMontesinho) foi a primeira praia fluvial a ter bandeira azul?
Eu costumo deslocar-me para o nordeste com muita frequencia, mas nunca dei valor a Barragem do Azibo. Este verao passei la um dia fantastico, e nadar sem ondas, no meio da natureza e' uma maravilha. E as criancas por norma agradecem, porque nao tem ondas, e tudo se torna mais facil.
Mas como e' muito perto, muito barato, o portugues por norma nao quer e nao da valor. E depois e' preciso vir um alemao ou um ingles dizer maravilhas destes pequenos recantos do nosso pais.
O mal do portugues em geral e' que se perde em demasiados pormenores e etiquetas. E acabamos por retirar o encanto a todas as coisas simples que nos aparecem a frente. Pelo que vi na Rep Checa, Portugal tem muito de admiravel e muito para descobrir.
Ja alguem experimentou algum trilho de bicicleta em antigos trilhos de caminhos de ferro?
Ja existem uma boa duzia destas, a maior parte no Norte. Paisagens e recantos lindissimos por explorar, deixados para o turista, porque o portugues passa a queixar-se da vida que esta muito ma e que nao ha tempo para nada...
penso que a audiencia deste blog nao se deveria coadunar com esta forma de viver meia insosa...

Quando o tempo estiver melhor, lancarei o desafio para um dia em cheio de bicicleta num destes recantos magicos ao longo de um trilho... :)
acr.

MGV disse...

Combinado!!

Ficarei a aguardar ansiosa!! Mas o meu trilho será feito a pé já que eu e a bicicleta temos contas a ajustar e estamos de costas voltadas!!! Alternativamente o triciclo?