Dado que já foi oficializado, durante o dia de hoje, o final de uma das mais brilhantes carreiras de um jogador de futebol, o mais titulado da história da modalidade, fica aqui o meu agradecimento por tudo que o grande Vitor Baía fez pelo FCP mas também pelo futebol português.
Felizmente continuará ligado ao seu (e meu) clube e obviamente terá igual sucesso nas novas funções, mas não será mais a mesma coisa.
Se pensar muito no assunto, dá-me um "aperto no coração" só de pensar que nunca mais verei o mítico "pássaro azul" a defender.
És, sempre foste e serás para sempre um caso extraordinário e absolutamente singular na história do futebol.
Em resumo, o campeão dos campeões!!!!
"99: é o Baía!..."
Para ver e ouvir...
6 comentários:
A foto que eu gosto mais é aquela do:
"Toma lá a bola, ó Ricardinho!"
Grande!
Tenho que tentar ser um pouco imparcial neste momento (embora me custe muito...) mas um dos melhores guarda redes que tivemos.
Um bem haja para ele e que tenha um bom futuro noutras funcoes.
è sem dúvida uma notícia que comovove. Rever todos os momentos e alegrias que trouxe ao clube e a portugal. O momento que elego (talvez por ser o mais recente)é o momento em que todo o estádio se levanta e ovaciona o grande vitor baía no seu último jogo!
Enorme entre os grandes!!!
A única coisa que me apetece dizer neste momento é dedicada ao filho da puta que manchou a carreira brilhantíssima do que para mim é o maior ícone desportivo português a seguir à mítica Rosa Mota (a maior), o enorme PÁSSARO AZUL, então é assim:
"Scolari CABRÃO! BAÍA à selecção!"
Eu fui colega de primária do Vítor em Leça da Palmeira.
Guardo uma recordação desse tempo, numa aula em que os únicos que tiveram um teste completamente correcto fomos nós os dois e a Dª Lucília disse que só podia ir ao recreio quem tivesse acertado em todas as perguntas (a Dª Lucília era uma professora à moda antiga aquem eu devo uma parte importante da minha formação - e provavelmente o Vítor também - com quem ainda hoje mantenho o contacto). Acrescentou, então, que só o António podia ir ao recreio. Esqueceu-se do Vítor não sei porquê...
Então eu disse-lhe que para eu ir o Vítor também tinha que ir... e lá passamos 30 minutos a correr e a conversar (não sei se sobre futebol) no recreio da escola da Amorosa em Leça da Palmeira...
Anos mais tarde, vi uma foto de uma equipa de juvenis do FCP na última página de um jornal desportivo (acho que foi do "O Jogo") e lá estava uma cara conhecida em tronco nú... Era o Vítor...
Fui falar com um primo meu que era portista ferrenho e perguntei-lhe se sabia quem era aquele jogador do FCP. Confirmou que era o Vítor e que era o guarda-redes dos juvenis (a falta de indumentária não me tinha deixado perceber que era o keeper)...
Curiosamente, pouco depois encontrá-mo-nos na praia de Leça e cruzámo-nos diversas vezes. Chegámos a jogar futebol juntos e (pasmem-se!) cheguei a marcar-lhe golos! Mas era na areia e não no relvado...
Lembro-me de um treino que ele fazia na praia de Leça: pedia a algum amigo para chutar bolas para dentro do Mar e vinha em corrida na areia até ao início da água e depois voava até apanhar a bola. Um pouco de espectáculo para as miúdas, não era Vítor? :)
Fui-me cruzando com ele mais vezes, mesmo na Escola Secundária nº 1 de Matosinhos onde ambos estudamos, apesar de em turmas diferentes. Lembro-me de uma conversa com ele em que me disse que era difícil conciliar os estudos com os estágios da selecção. Por isso foi estudar no 11º ano para um colégio, mas o futebol falou mais alto e perdeu-se um economista...
Na secundária lembro-me de o ver jogar em torneios inter-turmas. Tinha a mania de enervar os avançados das outras turmas não só defendendo os remates, mas principalmente porque depois os chamava "Oh! Tu aí!" e lhes passava a bola, voltando a defendê-la depois do atónito adversário voltar a rematar...
Perdi definitivamente o contacto depois do Vítor ter ido para Barcelona... Foi pena, porque o pouco que conheci dele me fez ter a certeza que era um "gajo porreiro" e acima de tudo uma pessoa muito correcta.
Quanto à carreira profissional e às qualidades técnicas nada tenho a acrescentar, porque fazem parte deste blogue pessoas que o viram a jogar muitas mais vezes do que eu...
Abraços,
AMR
António, tava a ver que não contribuías com essa historia mítica do voltar a entregar a bola ao avançado para ele tentar de novo!!!
Grande!
Apesar de não ter o conhecimento técnico do Tinoco, serei talvez uma das pessoas no blog (tal como referiu o AMR) que mais vezes terá visto o "pássaro azul" ao vivo e a cores (neste caso conto também com as vezes na televisão... piada mal conseguída... ok) e de facto é na minha opinião um atleta com qualidades acima da média, só assim é possível ter os títulos que tem. Para conseguir títulos tem de estar em grandes clubes e para jogar num grande clube tem de ser melhor que os outros, são deduções lógicas que atestam das suas especiais capacidades. Recordo a alcunha de "pássaro azul" que ele arrecadou ainda antes da ida para Barcelona. Tenho certeza que nessa altura não existia GR, a nível mundial, que se equiparasse, vi-o fazer defesas impossíveis (mesmo!) que em muito contribuíram para os títulos do FCP. O Caso do Baía não é apenas o de ter uma defesa forte, isso também foi verdade, mas ele era também muito forte, um fora de série! Lembro defesas de aço que o FCP continuou a ter após a sua saída mas quem veio para o substituir só contribui para alimentar o mito, o "monstro" em que ele se tornou principalmente na baliza do Porto! Na altura o fantasma do Baía só terminou com a chegada do Baía.
Embora com alguns percalços naturais em todos que estão ao seu nível (Campomaiorense, 2º ano em Barcelona e um ou outro frango na Selecção) é para mim a maior figura de sempre do meu clube e tal como disse atrás a segunda maior em termos desportivos nacionais. Sinto-me feliz por ter vivido conscientemente toda a sua carreira, ter sido contemporâneo de uma atleta de eleição como ele foi.
Se calhar não serão apenas elas, mas pelo menos as balizas das Antas (e Dragão) vão sentir para sempre a falta do seu eterno GUARDIÃO!
Enviar um comentário