segunda-feira, 11 de junho de 2007

PEARL JAM - ALIVE 07



Boas,
se calhar até tinha mais interesse ser eu a reproduzir o que se passou no passado dia 8 à noite junto ao Tejo (pena que seja tudo sempre na capital do império!!!) não muito longe desse ícone da nossa historia que é a Torre de Belém... No entanto, não o vou fazer dada a minha parcialidade total no que se refere à minha banda de culto, os Pearl Jam... Posso-vos dizer que foram, uma vez mais, 2 horas memoráveis para mim, algo sem preço... Impossível passar pelo "Black" cantado em uníssono e não sentir calafrios... Tal como disse o Vedder no final da musica, em português claro: "Vocês são os maiores!"... estava enganado, eles é que são OS MAIORES!!!

Deixo-vos a cronica do Blitz, que será mais clara, objectiva e sobretudo isenta...

"Se os Linkin Park foram operários fabris na noite de ontem, os Pearl Jam, e muito especialmente Eddie Vedder, vestiram a pele de pai de família. De volta a Portugal menos de um ano após o último concerto por cá, a banda trouxe um alinhamento de best of e muito boa disposição. Vedder foi-se progressivamente libertando e acabou a ler vários pequenos discursos em português, enquanto bebia e fumava. A sequência «Corduroy», «Do the Evolution» e «Worldwide Suicide» serviu de arranque sôfrego ao concerto, mas os melhores momentos surgiriam mais à frente, à medida que o espectáculo ganhava corpo e calor.

«Elderly Woman Behind the Counter at a Small Town», «State of Love and Trust» ou «Even Flow», provavelmente tocada pela milionésima vez mas ainda sem enfado, serviram de prova ao equilíbrio que os Pearl Jam lograram alcançar: o de continuar a ser uma banda de culto, ao mesmo tempo que se tornam “seguros”, institucionais, apelando a uma larga variedade de melómanos e gerações.

Ao longo de duas horas, o “velho amigo” Eddie Vedder dedicou músicas a bebés («Given To Fly») e aos surfistas portugueses («Big Wave»), falou das raízes lusas do teclista havaiano e dirigiu um (escusado) «que se foda» a Madrid, onde tocará hoje. A pose que ficará para a história, deste concerto, será a do cantor de braços cruzados sobre o peito, em forma de reconhecimento. Quanto ao som, apesar do final com «Black», «Keep On Rocking In A Free World» e «Yellow Ledbetter», suspeitamos que o karaoke colectivo de «Better Man» fará as delícias dos coleccionadores de gravações pirata."

Peace...

3 comentários:

RMB disse...

São de facto os maiores!

É pena eles terem decidido que a tour de 2007 não vai ter Bootlegs para download, o que equivale a dizer que não teremos oportunidade de reouvir o concerto e desfrutar dele as vezes que nos apetecesse.

Foi mais uma noite felizmente memorável. Só foi pena ter sido um concerto demasiadamente best-off. Seria porreiro ouvir outras músicas menos mediáticas.

Ainda assim foram 2 horas de sonho com picos no "Why go", no Betterman e no "Black".

Gostaria no entanto de realçar uam adaptação da letra no "Eldery women..":

"my God it's been a year and I dreamed we would return..."

Grandes...

ou no "Given to Fly":

"he made it to Lisbon, smoke a joint in a tree..."

Boas notícias será a edição de uma caixa com 7 Cds no dia 26 de Junho, relativos a 7 concertos dados em Gorge, estado de Washington, um em 2005 e dois em 2006. Muitas horas de grande música.

Em conclusão:
betterBand - Pearl Jam

MGV disse...

Por já os ter visto ao vivo e pelas vossas e outras mais isentas opiniões sobre o concerto só me resta um comentário a fazer... Pena não ter ido...

Quanto ao concerto ter sido demasiado "best of" não nos podemos esquecer que estava incluído num festival em que quem vai gosta mas não é fã absoluto e como tal quer ouvir o que conhece. quer ouvir o que sabe cantar.

fica para a próxima rui. não dizem que à terceira é de vez?!

RMB disse...

O Vedder despediu-se com see you next year... Por isso a ver vamos!

E de preferência no Porto, de forma a corresponder a um pedido mediatizado perto do final do concerto.

O Eddie Vedder desceu junto do público e levou para o palco uma badeira de Portugal, que colocou estendida no piano/sintetizador do Boom Casper, que entretanto tinha vindo tocar as últimas músicas (à semelhança dos concertos do ano passado).

A bandeira apresentava um pormenor importante para nós, portuenses, tinha escrita a seguinte frase:
"Oporto is waiting for you..."
Será que os nossos amigos corresponderão ao pedido?

Já agora, quando eu falei em 7 Cds para 7 concertos, quis dizer 7 Cds relativos a 3 concertos.