No Expresso online:
Os preços dos combustíveis deverão sofrer o 15.º aumento do ano hoje à meia-noite, subindo 3 cêntimos na gasolina e no gasóleo, segundo números divulgados pela Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC) que considera nova subida "escandalosa".
Será aceitável? 15º!!!!
Enfim...
8 comentários:
Os preços dos combustíveis estão a ser empolados pelas empresas petrolíferas. O preço do petróleo nunca esteve tão alto, mas sendo transaccionado nos mercados em dólares esse aumento é amortecido, na sua totalidade ou em grande parte, pela valorização constante do Euro face ao Dólar.
Mais, a BP teve 1 aumento nos lucros de 63% no 1º trimestre deste ano comparando com o mesmo período do ano anterior.
ESCANDALOSO!
Indícios de cartelização?! O ministro da tutela já mandou investigar.
Por outras palavras, Dani:
Isto é um roubo!!
Filhos da put..!!!
falamos de roubo, mas nao falamos em alternativas ao roubo...
As cidades ja tem um nivel razoavel de ligacoes de transportes publicos. Bem sei que nao passam cada 3/5 minutos como nas grandes cidades europeias, mas ja passam com alguma frequencia.
provavelmente o que ha a fazer e' sair de casa uns 15/30 minutos mais cedo e chegar uns 15/30 minutos mais tarde a casa.
Eu, aqui em Praga, nao uso carro. Alias, nao tenho sitio para estacionar o carro na cidade, tal a limitacao por zonas (so estaciona em determinada area quem la vive e tem um cartao identificativo no vidro do carro).
Bem sei que no porto nao existem milhentas opcoes de transporte publico, mas com um bocadinho de jeito deve haver umas linhas de autocarro/metro por explorar, nao?
Nao e' uma critica, e' mais um incentivo. O "bolso" agradece no final do mes, bem como o stress... claro que a transportadora ganha mais :), mas tambem se vir que existem mais passageiros certamente que os servicos sao aumentados (contem desfazamento de 2 anos entre estudos e alteracao de horarios nos STCP e de 1 ano numa empresa privada gerida profissionalmente...).
Se nao tem linha autocarro adequada, reclamem, barafustem, escrevam, ponham placas a frente das empresas, pintem os autocarros com tinta nao lavavel, apertem o pescoco de qualquer motorista, esvaziem os pneus dos autocarros, tirem placas da paragem, chamem a CGTP, chamem o FALAAANCIO!!...
Abr
acr.
acr, o post não é 1 sobre vantagens/desvantagens automóvel/ transportes públicos.
Estes aumentos consecutivos do preço dos combustíveis não tem como objectivo incentivar a utilização de transportes públicos ,mas sim a obtenção de lucros substanciais num curto espaço de tempo e de uma forma fácil. O Estado indirectamente também tem interesse nesses aumentos, por isso os protestos, também, deveriam ser direccionados neste sentido.
Por isso utilizando as palavras do Rui: "Isto é um roubo!!
A aposta em transportes públicos é essencial para o aumento da qualidade de vida mas não numa perspectiva de "alternativa ao roubo", mas numa perspectiva de complementaridade.
Concordo contigo ddb,
so vejo que a luta e' muito ingloria em relacao aos precos de combustiveis, nao temos producao de petroleo relevante e os fornecedores nao passam certamente os dedos de uma mao.
Por isso, so me resta pensar em alternativas.
Espero que a classica teoria oferta-procura funcione tambem no mercado dos combustiveis, fazendo baixar o preco caso a procura diminua...
acr.
Sim, aqui a questão extravasa a simples deslocação para um emprego, meu caro amigo.
Obviamente que o desejável e o justificável num país organizado e desenvolvido será a utilização da rede de transportes públicos, que se pretenderá cada vez mais alargada e eficaz.
No entanto, a subida dos combustíveis tem um impacto bem mais alargado, como naturalmente sabes.
Logo à partida no preço dos transportes, que por sua vez condicionará a uma subida generalizada dos bens de consumo final.
Mesmo nos transportes públicos se reflectirá o aumento dos combustíveis. Não estou a ver as empresas de tranportes públicos a suportar uma redução de margens.
E por falar em margens, é isso de que não abdicam as maiores empresas de combustíveis a operar no mercado. Defendem-se com o discurso que são tomadores de preços, que é o mercado que faz o preço do petróleo.
Desde logo, o custo da matéria-prima é só uma componente do preço final, tens ainda o transporte, a refinição, etc. Mas mesmo suportando a desculpa no preço da matéria-prima, tens de facto em cima da mesa um efeito contrário que deve ser considerado, o cambial. As transacções de petróleo são negociadas em dólares nos mercados internacionais, por isso apesar da subida do petróleo, tens a desvalorização do dólar em relação ao euro a produzir um efeito inverso no custo real de aquisição, que essas empresas se "esquecem" de falar.
Mas mesmo assim, entendendo que se está num mercado livre, em que o objectivo é naturalmente a maximização do lucro, e que obviamente as Gapls, as Bps, as Repsol, enfim os grandes operadores do mercado, podem perseguir legitimamente esse objectivo, mesmo à custa de uma política de cartel para manutenção de margens, que é o que acontece, existe ainda o valor do imposto sobre os combustíveis.
E é sobretudo nesta questão que se deve focar a contestação. As empresas revendedoras não têm que ter uma componente social, mas o Estado sim.
E num contexto como o que está instalado, um governo racional que se preocupasse com o equilíbrio das contas públicas sobretudo pelo lado da despesa, não se aproveitaria deste cenário para obter mais receita.
Tinha que ter uma consciência social, e deveria amortecer o efeito do aumento do preço pela redução da taxa de imposto praticada.
Ouvi, um destes dias, que cerca de 85%do preço unitário da gasolina e gasóleo é composto pelo imposto sobre os combustíveis.
Não existiria aqui espaço de acção? Não existe aqui um procedimento errado? O Estado já está a ganhar muito dinheiro enquanto importante accionista da Galp, o principal operador no mercado português, necessita de continuar a esmagar o poder de compra dos portugueses com a receita do imposto sobre combustíveis? Eu acho que não.
Mais, uma decisão destas conduz a que a economia portuguesa seja cada vez menos competitiva. É um disparate a diferença de preços dos combustíveis face a Espanha, aqui mesmo ao lado. O que justifica? Os operadores em Espanha, que são os mesmos que em Portugal, compram o petróleo mais barato para Espanha? Não. A diferença é a fatia do Estado, a taxa de imposto sobre combustíveis praticada.
De facto é ultrajante o consumidor final enquanto elo tão importante na economia a na definição da procura e como tal do preço não seja "tido nem achado".
Porque o que se verifica é que a procura de petróleo tem vindo a reduzir-se nos ultimos tempos (conforme noticia da Antena 1) e os preços aumentam!
Lá se vão os principios aprendidos na falculdade!!
Isso só acontece pela cartelização do mercado. Como combater? Talvez como no caso da Microsoft... com pesadas multas!!!
Polémica à parte. O ACR tem razão. Nós pouco ou nada fazemo-nos valer dos transportes publicos ou mesmo de outros meios!!
Eu neste momento já vou à baixa de metro mas ainda vou às compras ao pingo doce (perto de casa) de carro!!
E programas conjuntos? quantos carros aparecem? alguém combina com alguém? eu não o faço muitas vezes...
Não é só no bolso que sentimos é no futuro do nosso planeta...
há que combater mentalidades!!
Ver
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1329485&idCanal=57
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