quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Oscares 2008

Estava a deambular pelo jornal on-line e vi que já tinha saído a lista de candidatos para os Óscares de 2008.

Resolvi vir ao blog ver o que o RMB tinha a dizer sobre o assunto... Para meu espanto nada!!!! Será que hoje não houve tempo para a coça??? è pena... poque eu valorizo isso. especialmente a dele... alimenta blog de informação útil e inútil (a minha favorita!!!) :-)

O meu contibuto, então:

Melhor Filme: “O Estranho Caso de Benjamin Button”, “Milk”, "Quem Quer Ser Bilionário", "Frost/Nixon" e “The Reader”;

Melhor Realizador: Danny Boyle ("Quem Quer Ser Bilionário"), Stephen Daldry ("The Reader"), Ron Howard ("Frost/Nixon"), Gus Van Sant ("Milk") e David Fincher ("O Estranho Caso de Benjamin Button"), que recebe a sua primeira nomeação;

Melhor Actor: além de Pitt estão nomeados Sean Penn ("Milk"), Mickey Rourke ("The Wrestler"), Richard Jenkins ("The Visitor") e Frank Langella ("Frost/Nixon");

Melhor Actriz, além de Jolie e Streep, são Anne Hathaway por "O Casamento de Rachel ", Melissa Leo por "Frozen River" e Kate Winslet por "The Reader";

Melhor Actriz Secundária: Marisa Tomei “The Wrestler”, Penélope Cruz é candidata pela interpretação em “Vicky Cristina Barcelona”, de Woody Allen, e Taraji P. Henson (“O Estranho Caso de Benjamin Button”), Viola Davis (“Dúvida”) e Amy Adams, também por “Dúvida”;

Melhor Actor Secundário: Josh Brolin (“Milk”), Robert Downey Jr. (“Tempestade Tropical”), Philip Seymour Hoffman (“Dúvida”) e Michael Shannon (“Revolutionary Road”), Heath Ledger;

Melhor Argumento Original: Mike Leigh com "Happy Go Lucky", Martin McDonagh por "Em Bruges", Dustin Lance Black por "Milk", Andrew Stanton e Jim Reardon por "WALL.E" e Courtney Hunt por “Frozen River”;

Melhor Argumento Adaptado: “O Estranho Caso de Benjamin Button”, de Eric Roth, “Dúvida”, de John Patrick Shanley, “Frost/Nixon”, de Peter Morgan, “The Reader”, de David Hare e “Quem Quer Ser Bilionário”, de Simon Beaufoy;

Melhor Filme Estrangeiro: "A Valsa com Bashir" (Israel), "A Turma" (França), "O Complexo de Baader Meinhof" (Alemanha), "Departures" (Japão) e ""Revanche" (Áustria).

Notas Pessoais:

Fimes que pretendo ver: "A Valsa com Bashir"; “Dúvida”; "The Wrestler"
O mais nomeado: "O Estranho Caso de Benjamin Button" não me cria interesse... desculpe a academia...

3 comentários:

MGV disse...

Ah...

outro que me atiça a curiosidade: Slumdog Milionaire. Vejam esta crítica: http://ipsilon.publico.pt/cinema/texto.aspx?id=221360
vale o que vale mas eu pelo menos não consigo ficar indiferente a ela e ao filme

bj glamourosos (porque não?)

RMB disse...

Também vi a lista de nomeações que eventualmente colocaria no blogue, mas fizeste lindamente em te antecipares.

Fico contente por saber que existe alguém que crie algum tipo de expectativa em relação à existência de novos "posts", úteis ou inúteis. Posso garantir que continuarei com esse "trabalho" peregrino.

Por outro lado, já fico "tristinho" por a minha perseverança na manutenção do blogue ser "confundida" com abundância de tempo - o que, confesso, até é uma realidade neste momento... :)

Quanto aos nomeados para o melhor filme, curiosamente tenho vontade de os ver a todos, uma vez que entre trailers, criticas entretanto lidas e prémios já atribuidos, esses cinco filmes foram os que me cativaram mais, aos quais acrescentaria ainda "Doubt" e "Vicky Cristina Barcelona".

O "Slumdog Milionaire" deverá repetir a vitória dos Globos de Ouro, pois pelos vistos é mesmo um filme de "outra dimensão".

Quanto ao "The Curious Case of Benjamin Button", qualquer filme com 13 nomeações deve-te merecer, pelos menos, o benefício da dúvida. Para além de ser inspirado numa "short-storie" de um dos mais reconhecidos escritores americanos do início do séc XX - F. Scott Fitzgerald.

À partida os restantes três terão menos hipóteses, sendo que o "The Reader", correndo por fora, poderá surpreender. Está nomeado para as principais categorias.

Gostei da nomeação para melhor actor secundário do Robert Downey Jr. no "Tropical Thunder", que é uma comédia perfeitamente disparatada do Ben Stiller, onde o Tom Cruise também aparece em grande! Sim, o inegualável Tom Cruise. :)
Ele foi inclusivamente nomeado para esta categoria nos Globos de Ouro (filme musical/comédia), bem como Robert Downey Jr., mas perderam para o Heath Ledger, que deverá ganhar também o Oscar, para "emocionar a malta" e ajudar a "criar o mito".

Já agora o filme do Batman ("The Dark Knight") foi o terceiro filme mais nomeado, com um total de oito nomeações em todas as categorias técnicas e no actor secundário.
Eu cheguei a vê-lo e é de facto um bom filme, dentro desse género.

O grande perdedor destas nomeações foi "Revolutionary Road", filme do Sam Mendes, com a Kate Winslet e o Di Caprio, que era tido como um dos principais candidatos deste ano, mas acabou com 3 nomeações menores.

Para acabar gostava de lamentar o facto deste ano não ter sido produzido nenhum "Juno" ou um "Little Miss Sunshine", que para mim foram dos melhores filmes dos últimos anos.

MGV disse...

Oh...

Não fiques triste ou melindrado!!
Se há alguém que merece um momento de ócio de vez em quando é quem trabalha na Fatpinter! Eu não resistiria muito menos sem esses momentos de coça sob receita médica! :-)

Voltando aos filmes:

Esses são o meu género de filmes. Filmes sobre histórias comuns... pessoas retratadas... personagens em que te reves nas boas e nas más facetas!!

Quanto a filmes que vi em 2008 e que gostei lembro-me de poucos... não pela fraca qualidade (ou talvez sim) mas pela fraca memória.. mas saliento o Destruir depois de ler. Achei muita graça ao tem da comédia dos irmãos cohen! não é candidato mas se provavelmente não o deveria ser... não consigo dizer. Não me revejo nos óscares nem no tipo de filmes com esse carimbo (embora ultimamente...)!

Quanto aos candidatos sem ter visto nenhum voto no Slumdog Milionaire por ser talvez o menos mainstream.

Quanto ao The Curious Case of Benjamin Button não digo que não o irei ver. Quem sabe não será o primeiro filme que vou ver dos candidatos!! mas não será, seguramente, a minha escolha! A chancela do livro não é suficiente... o mais provável é o mesmo ser retalhado (como costume!).

Mas sabe-se lá!! Até porque estou a falar de cor! (como muitas vezes!! :-) )