quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

WTF 2

Barack Obama recebeu hoje o prémio Nobel da Paz!
Mas a que propósito?! Existem novas regras na atribuição dos prémios Nobel? Ou seja, os laureados começam a receber o prémio pelo que poderão vir a fazer ou a conseguir?
Eu não tinha nada contra o critério anterior, que premiava aquilo que tinham realizado, desenvolvido, cumprido!
Independentemente da sua imagem, do discurso, da postura, da sua simpatia, do seu optimismo, enfim da sua figura de "salvador do mundo", justifica-se a entrega de um Nobel da Paz ao presidente de um país que continua a manter cenários de guerra? Deixo a questão.

1 comentário:

MGV disse...

Mais... admite no seu discurso que os meios identificam os fins. Algo como: para ter paz pode ser necessário promover a guerra!

Eu "votei" ao lado dos americanos. "Votei" Barack mas confesso que me desiludiu em alguns aspectos. E no último (o mais importante!) que mais me desiludiu foi no dossier ambiente. Não se comprometeu efectivamente com a redução dos níveis das emissões. Mas isso são outros assuntos.

Quanto ao prémio nobel da paz para mim também parece óbvio que um dos predicados têm que ser: não promover a guerra (quer como instrumento de paz quer como instrumento económico) e também é necessário dar provas (diferentes de ser o 1º preto na Casa Branca)!