segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

A PROVA... ou apenas um gesto a repetir...


Malta, sosseguem... a tentação era grande, mas o espírito natalício que me envolve (apesar de estar a trabalhar!!!) impediu-me de dizimar, para proveito próprio, a considerável, assinalável, e na minha opinião bastante generosa soma a que se chegou com o novo formato de prenda de Natal dos jantares de quinta.

É isso mesmo, apesar de pouco concorrido mas da mesma forma entusiasmante, o jantar de Natal do passado dia 21, angariou 130 euros para serem entregues a uma instituição de solidariedade social.
A escolha, apesar de uma votação renhida (foi necessária uma segunda volta) foi a OBRA DO FREI GIL, sugerida em blog pelo DDB (que infelizmente não compareceu).
Estamos conscientes que foi uma escolha acertada, porque neste caso qualquer uma o seria, aliás, estou certo que falo por todos, quando digo que inclusive nós próprios também ganhamos com esta digna contribuição.

Não faz sentido estar a discriminar os contribuintes até porque não foi, nem é esse o sentido do gesto, apenas gostaria de realçar que o mesmo, se estendeu (positivamente) a não participantes do jantar.

Estou certo que esta situação se repetirá em jantares vindouros (porque certamente hão-de existir muitos mais) e que este ano foi apenas uma amostra. Vamos, em futuras oportunidades, com toda a certeza e necessariamente com mais presenças, atingir valores ainda mais relevantes.

Muito obrigado a todos, em anexo deixo-vos a prova da transferência realizada (para que os contribuintes tenham um Natal mais descansado... : ) ), assim como o link para o blog da instituição escolhida.

Aproveito, e dado que hoje é o dia ideal para o fazer, para desejar a todos (que consultam este bolg) um Feliz Natal e um Excelente ano de 2008.

Fiquem bem,

MPB

http://www.obrafreigil.blogspot.com/

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Season’s Greetings

Pois é, meus amigos... O Natal está aí.

Hoje temos jantar, mas como nem todos vão aqui ficam os meus votos de um óptimo Natal e de um ano de 2008 com saúde, felicidade e repleto de realizações!

Ora bem, num é!... É o que se quer... Para ti e para os teus.... Enfim, o do costume!
:))

Beijos e abraços natalícios.

Aqui fica o meu presente, duas músicas de Natal, que não são propriamente clássicos, mas que me "aquecem o coração" (mesmo depois de uma delas ter servido de "banda sonora" ao acidente de viação de maior "intensidade" em que me vi envolvido!)

John Lennon pós-Beatles, na sua fase mais vincada de activista (para alertar consciências):



Os míticos Smashing Pumpkins, com o detalhe da animação ser do próprio Billy Corgan:



Take care.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Novamente "Os Incorrigíveis"

Este vídeo do Bruno é excelente...

Não pelas asneiras, mas pela história do marroquino. Atentem... até ao fim.

:)

O motorista-galã (ou uma história de Natal na Argentina)

Fonte: Expresso on-line.

Muito bom...

"Uma história no mínimo bizarra está a escandalizar a Argentina.
Todos os dias na localidade rural com o sugestivo nome de Sítio do Desejo, o condutor do autocarro da escola local passava por Saladas, o povoado mais próximo, para recolher seis professoras.
A distância até ao estabelecimento de ensino não ultrapassava os 15km, mas as mestras chegavam habitualmente atrasadas.
O que ninguém desconfiava é que, no percurso de casa para o trabalho, as mulheres (quase todas casadas e com filhos) entretinham-se em orgias sexuais com o condutor, deixando-se fotografar. Uma noiva ciumenta veio estragar a festa.
As cenas escaldantes no autocarro e as caras dos protagonistas - o motorista, protótipo de 'macho latino', de 35 anos, e as professoras, com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos - acabaram por circular na web.
Graças à noiva do condutor que, vasculhando a sua caixa de correio electrónico, encontrou as fotografias das orgias. Despeitada, vingou-se do noivo, difundindo-as na Internet.

As chamadas 'orgias das mestras' - um prato apetecível para a comunicação social na falta de escândalos políticos - são uns dos assuntos mais comentados esta quinta-feira pelos órgãos de comunicação social argentinos. Também os jornais espanhóis estão a divulgar o caso.
Consta que o filho de uma das professoras, um rapaz de 18 anos, deu entrada no hospital de Saladas, vítima de um ataque de nervos, depois de ter descoberto alguns amigos a observarem as fotografias da sua mãe a praticar sexo com o motorista.

O escândalo poderia não ter assumido proporções internacionais, ficando restrito às localidades de Saladas e Sítio do Desejo. Isso, porém, só teria sido possível se a noiva do motorista não se tivesse lembrado de procurar e difundir as fotografias através da sua página na Internet e dos telemóveis dos amigos.
Em menos de 24 horas, a picante história do motorista com as professoras tornou-se assunto nacional. Perante isso, o director educativo do Primeiro Grau, Luís António Daniel, admitiu que o Ministério argentino da Educação iniciou um processo sumário disciplinar contra as seis professoras. Especula-se, porém, que o acto administrativo não terá consequências drásticas, visto os factos terem ocorrido fora da escola.

Em declarações à rádio local 'La Cueva', uma das professoras, que não quis ser identificada, afirmou : "Somos todos seres humanos, ninguém está livre de cometer um erro ou de tropeçar numa pedra durante a sua vida. O que não mata, fortalece".
Entretanto, o motorista-galã desapareceu de Saladas. Segundo o jornal 'El Mundo', os vizinhos comentam, entre risos, que há mais do que um marido à sua procura para conversar..."

Que grande conto de Natal!
:)

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Dica humorística

Provavelmente já conhecem, mas gostaria de informar que em http://pftv.sapo.pt/ podem encontrar uma rubrica chamada "Os Incorrigíveis".

Tratam-se de pequenos filmes humorísticos que semanalmente são disponibilizados por:

Ricardo Araújo Pereira
Zé Diogo Quintela
Bruno Nogueira
Herman José
e um convidado semanal.

Em cada da semana é colocado um filme de um dos habituais e no quinto dia o do convidado da semana. Esta semna foi o Rui Unas, mas também tem filmes dos outros dois "gatos" enquanto convidados.

É uma opinião pessoal, os do RAP e do Bruno Nogueira são os mais engraçados, ainda que os do Zé Diogo de quando em vez também tenham a sua piada.

Vale bem a pena ver. São coisas curtas e bem divertidas.
Existe um histórico de todas as semanas. Esta já á a 11ª.

Vejam este do RAP, para exemplificar:

Here comes the sun

E agora para algo completamente diferente e sem um interesse universalisado...

Hoje li que a banda sonora do "Bee Movie", novo filme de animação escrito e protagonizado (vocalmente) pelo Seinfeld, que estreará em Dezembro, inclui uma versão da Sheryl Crow de uma das melhores músicas, em minha opinião, dos The Beatles, "Here comes the sun".

Não foi de todo das primeiras músicas que ouvi dos Beatles, nem sequer lhe prestei durante alguns anos a merecida atenção, mas "no final do dia" (onde é que já ouvi isto?) foi a canção que elevou irremediavelmente estes "senhores" ao patamar de "deuses" nas minhas preferência musicais.

A música faz parte do álbum "Abbey Road", cuja capa é a mítica fotografia dos Beatles a atravessarem uma passadeira em... Abbey Road, Londres.
Foi escrita, tocada e, já agora imortalizada, pelo mais "low profile" dos Beatles, George Harrison e, na sua versão original, não contou com a participação de John Lennon que se encontrava em recuperação de um acidente de automóvel.

George Harrison, o Beatle "mal amado" era de facto um músico excepcional, que nunca recebeu o devido crédito, vivendo injustamente na sombra da dupla Lennon-McCartney.

Deixo-vos a "boa onda" de George Harrison e dos Beatles, em fase pós-India e a pouco tempo da sua dissolução.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Kiva.org

Olá a todos,

sem querer romper o fluxo de comentários e aderência às propostas para o jantar de natal, achei importante partilhar convosco o seguinte: www.kiva.org.

Hoje ao ler o público on-line deparei-me com um headline curioso: «Se quer ajudar a combater a pobreza do mundo saiba que o pode fazer sem sair de frente do seu computador. Um site chamado Kiva transforma-nos a todos em banqueiros dos pobres.»

Achei o título bastante apelativo por isso fui ler a notícia.

O kiva é uma organização sem fins lucrativos que faz de intermediário entre possíveis doadores e pessoas necessitadas através do instrumento financeiro que é o microcrédito. Através do site podemos visualizar ínumeras pessoas que precisam de financiamento para o seu micro-negócio espalhadas por diversos pontos do globo.

O valor mínimo do empréstimo (sem juros) é de 25 dólares. E o mesmo irá reverter para a conta do doador de acordo com a cadência do pagamento do mesmo financiamento.

O que achei curioso nesta accção/organização é que estamos a ajudar de uma forma mais específica, direccionada.

Estamos a ajudar alguém que podemos nomear com um determinado valor que vai permitir à mesma rentabilizar seu negócio. Ajudamos não só esse agregado familiar mas o próprio país. Negócios rentáveis criam riqueza interna.

Estamos a financiar a cana de pesca!

E isto tudo com um simples digitar de teclas de computador e um cartão de crédito (claro!!)!

Já estive lá e já explorei. É seguro mas existe risco. Não na operação mas no retorno do investimento. A probabilidade de voltar a receber o dinheiro de volta numa proporção de 99,8% (com base no historial). Segundo eles o passado não assegura o futuro. Não é assim para tudo?

Beijinhos

PS - desculpem a ensaboadela das OSFL!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Jantar de Natal das Quintas

A nossa amiga Gabriela, assídua (única) presença neste Bolgue, lembrou-se e bem de um jantar de Natal das Quintas.

Eu acolho com grande simpatia a ideia e penso que se poderia de facto marcar este jantar, independentemente da realização (ou não) de um jantar de Natal Deloitte alargado, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

Este seria o jantar de Natal das Quintas, para a malta do costume...

Proponho as seguintes datas:

20 de Dezembro (Quinta, o dia por excelência!)
ou
21 de Dezembro (Sexta, tendo em atenção a malta que trabalha e vive fora do Porto).

Digam o que pensam, mas façam-no por aqui (Blogue), para dinamizar isto, ok?

Existe já a ideia do espaço, restaurante "Kool" da Casa da Música.

Tem que ficar resolvido nos próximos dias, sob pena de não se conseguir organizar uma coisas em condiçoes.

Fiquem bem.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Renovação...

Olá a todos.

Há algum tempo que não "postava", acompanhando a dinâmica descendente do Blogue, que já teve dias mais agitados.

No entanto, acho que ainda vale a pena mais um "sopro de vida", até porque continuam válidos as premissas e os objectivos definidos aquando da sua criação.

Como vêm aí tempos de grande agitação, e também de alguma reflexão, penso que esta renovação terá alguma continuidade.

Penso que o Blogue poderá ser a ferramenta ideal para a divulgação e organização de um jantar de Natal das "Quintas" e servirá certamente para os habituais votos de Boas Festas que nos desejaremos mutuamente.
Existirá sempre espaço para coisas mais lúdicas como "Tops" de final do ano ou para coisas mais sérias como objectivos e expectativas para o ano de 2008.

Assim, já estava na altura de "lavar a cara", sair de algum adormecimento e acordar para vida!

Finalmente, e não relacionado, deixo-vos aqui o novo vídeo do David Fonseca.
Não sou propriamente o maior fã (mas também não consigo ser um fã confesso de algo que não PJ), mas também não desgosto.
Penso que o DF tem um som "porreiro" (como diria José Sócrates), mas acima de tudo este vídeo vale pela ideia engraçada e por se tratar de uma versão "porreira" de um clássico do Elton John, Rocket Man.

E é isto para já.

Take care.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

A História Não Se Altera!

Estava a navegar na internet, (ainda bem que não enjoo, eheheh), e encontrei uma crónica de Joaquim Pereira da Silva, 1º secretário (em 1906) e presidente (em 1912) do Foot-ball Club do Porto, escrito em 1926 para "O Tripeiro".

É estranho que Joaquim Pereira da Silva que esteve ao lado de José Monteiro da Costa (real fundador do clube e seu primeiro presidente) na mudança do Grupo do Destino para Foot-ball Club do Porto e que fala com tanto detalhe do aparecimento de figuras importantes (Catulo Gadda, Mr. Cassaigne, Romualdo Torres, etc), não se lembre do encontro entre Monteiro da Costa e Nicolau de Almeida, descrito assim no wikipedia:


"Foi então que António Nicolau d'Almeida lhe falou do projecto que iniciara em 1893, e José Monteiro da Costa não hesitou."

Aqui está a crónica:


«Por achar interessante vamos descrever como foi organizado nesta cidade o «Foot-Ball Club do Porto», o brilhante grupo desportivo que tanto tem honrado o nome da nossa terra.

Sentimos um grande contentamento em fazer esta descrição, não só pela honra que temos de ser um dos instaladores d’aquelle Club, como também por evocarmos uma época saudosa da nossa descuidada juventude.

Existia, há trinta e tal annos no Porto O Grupo do Destino, composto de uma rapaziada alegre, ruidosa, entusiasta, buliçosa, cuja missão era divertir-se, após as horas de trabalho. Não havia local onde bem se comesse e melhor se bebesse que O Grupo do Destino não conhecesse!

Rima e era verdade! Aquilo eram bons estomagos e bons gastronomos!

Partidas, piadas, blagues, bom humor, tal era o programa do Grupo do Destino.

As suas festas marcavam pela originalidade e decorriam sempre cheias de grande entusiasmo!

Com que recordações lembramos essa mocidade cheia de alegria e vivacidade!

Um dia o presidente do Grupo, isto pelas alturas de 1904 ou 1905, o saudoso José Monteiro da Costa, foi com seu pae visitar a Hespanha, França e Inglaterra. Nas constantes epistolas que nos enviava, descrevia com muito entusiasmo um jogo de bola a que tinha assistido em Inglaterra e que logo que chegasse ao Porto nos daria algumas explicações a fim de também o jogarmos!

Annunciada a sua vinda, um grupo de amigos sinceros, pois Monteiro da Costa de tudo era merecedor, foi esperal-o a Ermezinde. Foi uma alegria doida a sua chegada. Monteiro da Costa até ao Porto descreveu rapidamente as impressões da viagem, tendo frases, as mais entusiasticas, para o tal jogo da bola que muito o interessava e que era nem mais nem menos que o foot-ball.

Ouvil-o e resolver que O Grupo do Destino organizasse um grupo de foot-ball foi obra de um momento.

Os presentes já sabiam que com o que fosse resolvido todos concordavam; a divisa do Grupo era um por todos e todo por um.

Passados dias, realizou-se a reunião magna de todos os socios para tratar do importante asumpto - a instalação do grupo de foot-ball. Com as costumadas piadas, facecias, blagues, etc., apareceram de entrada dois obices a resolver: - 1º o desconhecimento completo, por parte de todos os sócios, de tal jogo; 2º, a falta de dinheiro, pois, com toda a sinceridade o dizemos, a maioria dos socios eram alegrêtes mas .....pobrêtes!

Como se sabe, no Porto, o foot-ball era quasi desconhecido. Somente existiam dois clubes onde se fazia esse jogo, que eram o Oporto Cricket e o Boavista Foot-Ball, aquele composto pela rapaziada das colónias ingleza e alemã, quasi todos empregados nas diversas casas commerciantes estrangeiras d’esta cidade, e este pelo pessoal da fábrica Graham, à Avenida da Boavita.

Estes clubes várias vezes se encontraram em desafios nos seus campos de jogos, mas a assistencia era restrita ás familias dos socios, razão porque era pouco conhecido entre nós.

Havia alguns portuenses, poucos, que conheciam o foot-ball; eram aquelles rapazes que tinham estudado nos colegios de Inglaterra e Belgica, onde aquelle jogo era obrigatorio.

Os rapazes do Grupo do Destino desconheciam por completo o jogo de que se tratava, mas isso não os intimidou. Resolveram unanimemente organisar n’esta cidade «o Foot-Ball Club do Porto». Estava resolvido o 1º obice, pois diziam: dar pontapés na bola é facílimo!....

O que era desconhecer a technica do foot-ball!.....

Quanto ao 2º obice - a falta de dinheiro – também tudo se conseguiu. O Grupo do Destino tinha resolvido apresentar no futuro cortejo, promovido pelo Club dos Fenianos, um carro carnavalesco e para esse effeito todos os seus socios pagavam um quota mensal. A assembleia magna resolveu que as quotas que se tinham pago para o carro carnavalesco fossem gastas com a instalação do «Foot-Ball Club do Porto» e assim os dois obices apresentados no principio da reunião desapareceram.

O Grupo do Destino jamais deixava de levar a effeito aquillo que pensasse fazer!

Foi logo nomeada uma commissão administrativa para dirigir os negócios do Club, ficando na presidência José Monteiro da Costa e como secretário o auctor d’estas desataviadas linhas.

N’essa occasião foi também escolhida a côr da equipe, e, caso curioso, apesar da maioria dos socios installadores ser de republicanos - alguns até comprometidos nas conspirações - a escolha recaiu no azul e branco, pois eram as cores da bandeira nacional!

Foi alugado um bocado de terreno da rua Anthero de Quental, onde os socios installadores se iam treinando no jogo.

Um dia appareceu no Club um italiano – Catulo Gadda – empregado na Fabrica Mariani, ás Devezas, disposto a jogar. Foi recebido de braços abertos, pois era alguem que conhecia o foot-ball. Era um explendido defeza pelo pontapé forte que possuia.

Já tinhamos dois «onze», mas pouco faziamos. Pois se não tinhamos nascido para aquilo!....

Certa tarde andavamos no campo treinando-nos e alguem nos comunica que um cavalheiro desejava falar-nos. Fomos ter com esse cavalheiro e reconhecemos a vontade que tinha de nos ver jogar. Mostramos-lhe o pouco conhecimento que tinhamos de foot-ball e passados minutos o tal cavalheiro concordava que realmente ainda estavamos um pouco atrazados na tecnica do foot-ball.... Mr. Cassigne, ilustre subdito francez, muito conhecido n’esta cidade e que era o cavalheiro que desejou ver jogar, foi muito amavel na apreciação que fez ao nosso jogo, pois não estavamos atrazados na tecnica do jogo, estavamos atrazadisimos!....

Conhecendo a boa vontade de Mr. Cassaigne, em prestar-nos os seus serviços, pedimos-lhe para tomar a direcção tecnica do foot-ball, a que acedeu com todo o entusiasmo. Não fomos só nós os instruidos. Mr. Cassaigne, com toda a solicitude, instruiu também os rapazes do Collegio da Boavista, ao tempo pertencente ao fallecido professor João Diogo, e instruiu os rapazes da Escola de Allunos Marinheiros, que se encontravam a bordo da Corveta Estephania.

Entrou para socio o conhecido desportista Romualdo Torres, que immediatamente propoz também, entre outros, Antonio Calém, Antunes Lemos, António Sá, Eduardo Villares, Nuno Salgueiro e António Campos que conheciam muito bem o foot-ball.

E assim, com todos estes elementos, já se via aos domingos o campo – já agora com o tamanho que a regras indicavam – todo cheio de uma afluencia que ali acorria para ver com todo o interesse as várias fases do foot-ball. Romualdo Torres, sempre disposto ao levantamento do Club, organizava constantes desafios com os dois clubes que existiam, o Oporto Cricket e o Boavista e assim o »Foot-Ball do Porto» iniciou a sua carreira auspiciosa.

Dos installadores ainda são vivos, parecendo-nos, porém que nenhum é socio, Amadeu Maia, jornalista; Candido Pinto da Mota e Manuel Luiz da Silva, despachantes oficiaes; Joaquim Pinto Rodrigues Freitas e Alvaro Osorio da Silva Cardoso, industriaes; Antonio Moreira da Silva, Joaquim Antonio Mendes Correia e Antonio Baptista Junior, empregados comerciaes; Manuel Sacramento, armador, Joaquim Silva, negociante e o auctor d’estas linhas.

E aqui está como um club organizado por rapazes que ignoravam o que era o foot-ball tanta propaganda teem feito em prol do Foot-Ball!.....»

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

E aí vai mais uma...



Mais uma menina a transitar para o "outro lado".

Estas alturas trazem-me sempre à memória aquela frase fantástica que alimentou polémicas:

"É difícil, é difícil... mas eles lá vão saíndo!"

Boa sorte, miúda!

Não se esqueçam de conferir os vossos mails para detalhes do jantar de despedida agendado para 19 de Outubro (sexta-feira).

Take care.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O Evitavel implica o Inevitavel....


Cronica do Jorge Maia no O JOGO (14.09.07)
(dica JAS)

Não me venham com falsos moralismos. Pelo carácter evitável do gesto acima, é inevitável não concordar com o JM.
Pessoalmente abstenho-me de dar opinião pois como certamente adivinharão seria catastrófica, para além disso, não estou, de todo, na disposição de debater Scolari com ninguém...

"Bate leve levemente

JORGE MAIA


Acordei ontem de manhã ao som dos gritinhos histéricos de uma multidão de virgenzinhas chocadas com a agressão de Scolari a Dragutinovic e ultrajadas pela falta de explicações do seleccionador nacional no final do jogo. Como se Scolari não tivesse passado os últimos anos a agredir meio-mundo sem dar satisfações a ninguém. Como se não tivesse agredido verbalmente inúmeros jornalistas sem consequências ou como se não tivesse insultado a inteligência colectiva dos portugueses com a ausência de explicações sobre as suas inexplicáveis escolhas para a Selecção Nacional. Pareceu-me tudo tão estranho que ainda me belisquei para ter a certeza de que não estava a dormir, apenas para soltar eu próprio mais um gritinho histérico que, felizmente, se confundiu na multidão.

Por mim, achei que Scolari esteve igual a si próprio no Portugal-Sérvia. Tal como fez desde que chegou a Portugal, escolheu uma equipa que não levou em consideração o momento de forma dos jogadores, até porque, ao contrário do que se foi vendendo quando toda a gente queria comprar, o seleccionador não acabou com as vacas sagradas, apenas se limitou a trocar de vacas. De resto,tal como de costume, mexeu tarde e de forma conservadora numa equipa que estava claramente a perder o controlo do jogo. E, finalmente, reagiu mal à contrariedade que ele próprio tornou inevitável descarregando a frustração em Dragutinovic. A diferença, talvez a única diferença para o que é habitual, foi o alvo. Desta vez, Scolari errou o alvo. E o erro pode sair-lhe caro.

DESCULPAS
Pedido ou oferta?


Ao fim da tarde de ontem, quase 24 horas depois do jogo com a Sérvia, lá conseguiram convencer Scolari a pedir desculpas. Visivelmente contrariado, ainda convencido da sua razão, Scolari lá se esforçou para reconhecer que talvez, se calhar, de certa forma, é possível que tenha errado. Zequinha foi mais convincente e está suspenso pela FPF por um ano..."

Acrescento apenas, que ninguém se esqueça do Abel Xavier, Rui Jorge, Paulo Bento, João Pinto... jogadores proscritos na Selecção, todos eles portugueses, todos eles bons atletas e bons profissionais e cujo mau momento que tiveram em termos de carga dramática, subjacente ao contexto em que ocorreram e à falta de discernimento ampliada pelo seu desgaste físico, em nada se equiparam ao jogo de 4ª feira e à condição de desgaste de um treinador.

Não há espaço de manobra Sr Madail... ou então está tudo doido!
Outra decisão que não a demissão (com justíssima causa) legitimará anteriores e futuras atitudes deste nível, perfeitamente indesejáveis e vergonhosas!

Bom fim de semana a todos.



sexta-feira, 7 de setembro de 2007

R.I.P. Pavarotti

Ontem morreu Luciano Pavarotti.
Não sou propriamente um fã, muito menos um "expert" nestes assuntos, mas é inegável que ele conquistou merecidamente um lugar de destaque na história da música.
É apontado, por quem sabe, como o maior tenor de todos os tempos, vendeu cerca de 100 milhões de discos em toda a carreira e ficará reconhecido como o homem que "democratizou" a ópera e o canto lírico.
Além de tudo, visto de fora e sem grande conhecimento de causa, parecia-me claramente uma "boa pessoa", um tipo sempre afável e bem disposto, apaixonado pelo que fazia e defensor de causas nobres.
Assim, fica aqui o nosso "importante" tributo.
O mundo fica obviamente mais pobre sem estas grandes figuras e devemos ficar felizes por termos sido contemporâneos deste grande vulto.
E é que era mesmo grande (chegou a pesar 180Kgs!).
Deixo-vos o exemplo máximo do seu talento.
A área chama-se "Nessun dorma", era a sua marca, o seu peso-pesado, como nos é dito pelo comentador italiano.
Coincidentemente, ou talvez não, foi o que cantou na sua última actuação, na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim (vídeo).
Curiosamente o estádio em que decorreu a cerimónia é aquele onde joga a equipa de futebol pela qual tiffava, a grande Juventus (para além do Modena, clube da sua terra).
Finalmente gostava de vos deixar uma curiosidade:
"Nessun dorma" é uma área do acto final da ópera "Turandot", de Puccini.
A área, cujo título em português se traduzirá como "Ninguém durma", segue-se à proclamação pela Princesa Turandot de que ninguém deverá dormir, toda a gente deverá ocupar a noite na tentativa de descobrir o nome do príncipe deconhecido, Calàf, que lançou o desafio de caso o seu nome não fosse descoberto a "fria" Princesa Turandot casaria com ele.
Calàf canta, denunciando a sua certeza de que todos os esforços na tentativa de descobrir o seu nome serão em vão.
A letra é a seguinte:

Nessun dorma! Nessun dorma!
Tu pure, o, Principessa,
nella tua fredda stanza,
guardi le stelleche
fremono d'amore
e di speranza.
Ma il mio mistero e chiuso in me,
il nome mio nessun sapra!
No, no, sulla tua bocca lo diro
quando la luce splendera!
Ed il mio bacio sciogliera il silenzio
che ti fa mia!
Dilegua, o notte!
Tramontate, stelle!
Tramontate, stelle!
All'alba vincero!
vincero, vincero!


E em português será algo como:

Ninguém deverá dormir! Ninguém deverá dormir!
E tu, também, Princesa,
no teu quarto frio,
olha para as estrelas
que brilham com amor
e esperança!

Mas o meu mistério está encerrado em mim,
ninguém saberá o meu nome!
Não, não, eu di-lo-ei quando a minha boca
se encontrar com a tua, quando o amanhecer chegar!

E o meu beijo quebrará o silêncio
que te faz minha!

Desaparece, ó noite!
Desvaneçam, estrelas!
Desvaneçam, estrelas!
Ao amanhecer eu vencerei!
Vencerei, vencerei!

Isto é tudo muito bonito, a músia, a letra, a voz!
Pavarotti só não venceu um cancro no pâncreas, mas ganhou a imortalidade!

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O (MUITO) BOM, o mau e o vilão...

Não quis deixar passar em claro um dos maiores ataques pessoais declarados que vi alguma vez em televisão publica (pasme-se!), terá sido, talvez, um dos grandes momentos televisivos de sempre para os anti-portistas, anti-pinto da costa, que ainda acreditam que o FC Porto ganhou o seu palmarés fora dos relvados de futebol, passando por cima de equipas mágicas e jogadores lendários.
Exºs:
Porto bi-campeão de 77/78 e 78/79, Porto de 1984 de Basileia, Porto bi-campeão de 84/85 e 85/86, o mesmo que vence em 1987 a Taças dos Clubes Campeões Europeus e meses mais tarde a Supertaça Europeia e Taça Intercontinental, o FC Porto do Penta (titulo nunca conseguído por mais nenhum clube português), o super Porto de 2003 e 2004, além de bi-campeão nacional, é vencedor da Taça UEFA, da Liga dos Campeões Europeus e Taça Intercontinental, chegando ao Porto bi-campeão de 2005/2006 e 2006/2007.
Quanto aos jogadores, quem não sabe quem foram e são:
Cubillas, Oliveira, Fernando Gomes, João Pinto, Frasco, Eurico, Lima Pereira, Sousa, Jaime Pacheco, Jaime Magalhães, André, Inácio, Paulo Futre, Madjer, Rui Barros, Vitor Baia, Fernando Couto, Domingos, Aloisio, Jorge Costa, Jardel, Drulovic, Zahovic, Sergio Conceição, Nuno Capucho, Paulinho Santos, Deco, Maniche, Costinha, Alenichev, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Ricardo Quaresma, Pepe, Anderson, Bruno Alves e muitos outros.
Enfim, penso que qualquer um, mesmo os mais distraídos com o fenómeno do futebol, conhecerá grande parte destes nomes e equipas, incontornáveis na historia do futebol nacional e internacional.

Sendo que este é o meu espaço mais mediático fica aqui o meu comentário.

Comecei obviamente por onde o titulo da reportagem sugeria, pelo BOM, algo que a jornalista não se incomodou a fazer...
O maior denominador comum a todos estes factos atrás expostos é nem mais, nem menos que Jorge Nuno Pinto da Costa. Se a isto somarmos um Estádio com as características do Dragão, chegamos a um património desportivo e material de enorme relevo que foi "esquecido" na infeliz reportagem da triste jornalista, a Guidinha....

O vil trabalho (nem sequer me atrevo a qualificar como reportagem) da jornalista (????) Margarida Pinhão, digo Metello, é de qualidade medíocre, facciosa e parcial.

Tratou- se de um péssimo serviço publico, pago também com os meus impostos. Um chorrilho de meias verdades, de opiniões cobardes e descontextualizadas, concentradas quase em exclusivo nos eternos inimigos de PC. Louvo o facto de os amigos não terem colaborado nesta palhaçada e os adversários, que reconhecem as suas capacidades, terem optado pela omissão.

Foram apresentados, na primeira pessoa, factos que estão ainda a ser julgados, contrariando princípios fundamentais de justiça e induzindo opiniões.
Foram apresentados como factos comprovados (!!!???) opiniões de jornalistas com passado duvidoso, de árbitros com azia retirados, de dirigentes desportivamente ridicularizados, tudo bem regadinho pelo destilar de ódio do incondicional Octávio Machado.

Até situações como a expulsão do colégio, o facto de ser mau aluno e ter aprendido 2 ou 3 poemas por cassete (segundo a primeira mulher) foram referidos... Qual o propósito? Qual a relevância para toda a situação? Só encontro uma, ataque pessoal, sem regras, cego e descontrolado...

Tentou-se passar uma imagem perfeitamente abusiva e falsa de muitas situações, chegou a jornalista a dizer que o FC Porto voltaria às vitórias nacionais e internacionais em 2003 depois de uma fase alongada de desaires!!!! Mas o que é uma fase de desaires?? e alongada?? Mas alguém se lembra do Porto desde que é campeão no final da década de 70, andar em fases de desaires prolongados???? e em 2003??? Depois de 5 títulos nacionais seguídos, o que seria esperado, ganhar 10? Foram 3 anos sem campeonato, voltando para depois em 5 anos ganhar 4!!!
Mas qual é a fase de insucesso? Nesse período "de grande desaire" o FC Porto ganha, essa competição tão importante para os clubes de Lisboa, que é a Taça de Portugal, em 99 /2000 e 2000/2001!!!
A reportagem foi sempre isto, dizer meias verdades para dar dimensão que não existe a determinada situação.

Se o PC tem pontos negativos? Claro que sim, qual de nós não tem? Se existiram situações de corrupção? Acredito que sim, mas por pratica corrente (que percebemos já, nós todos, que existia) quais foram os outros clubes e dirigentes que não o fizeram?

Se se serviu de uma guerra Norte /Sul, Porto/Lisboa para atingir certos fins? Serviu pois! Mas eram de todo absurdas e deturpadas as razões? Não continuam muitas delas e outras a existir ainda hoje? Quem de vós, que vive no Porto / Norte pensa que existem as mesmas oportunidades e áreas de poder que existem em Lisboa?

Foram desenterradas historias de autênticos "Donos da Bola", até o David Borges tinha mais escrúpulos!!!

De biográfico teve muito pouco, foi um trabalho perfeitamente infeliz, mesmo na pertinência da data em que foi apresentado... Ontem, porquê??? Porque houve uma entrevista à SIC semana passada? Porque vai começar o campeonato esta semana? Para dar publicidade à nova temporada dos Gato Fedorento? Foi tudo despropositado e esquisito...

A imagem desta reportagem de jornalismo "fabricado" em Lisboa, contrasta severamente com o nosso (e seu) êxito, esta é a nossa (e sua) força. Um clube grande na Europa, mas pequeno neste país de Guidinhas... mesquinho e pobre de espírito!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Encosta-te a mim

O mais recente do Jorge Palma, dica de uma amiga.

Boa música, excelente letra e um vídeo a propósito.

Muito bom, não sou propriamente fã mas confesso que gostei.

Fica aí para ver e ouvir. Vale bem a pena.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Mais uma potencialidade: Chat personalizado

Olá a todos, uma vez mais.

Acrescentei mais uma funcionalidade engraçada ao Blogue, como devem ter reparado.
Trata-se de um chat personalizado. Funciona nos mesmos moldes que os restantes chats que conhecem.
Como participar:
Mal acedam ao Blogue são identificados como "visitors" do chat e é-vos atribuído um nickname por "default", tipo "bublebump" ou outras coisas que tal (o vosso nickname é o que se encontra a bold na listagem).
Para o alterar basta carregar em cima do mesmo. Surge então uma janela em que vos é permitido alterar o nome e escolher um "bonequinho" associado.
Como podem reparar a janela do chat é pequenina mas têm a opção "Go large" que permitirá abrir uma janela maior e viasualizar convenientemente o texto.
A janela de chat é global, isto é, o chat é acompanhado por todos os intervenientes.
Podem, no entanto, se assim preferirem, abrir janelas de chats privados com qualquer um dos intervenientes, bastanto para isso carregar em cima dos respectivos nomes.
E é isso... O Blogue evolui a cada instante. Agora, poderemos falar "online" caso assim prefiram!

Take care.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

A OPA que interessa!!!


Pois é, aparentemente existe uma solução para o grande SLB!!!
Joe Berardo, o milionário empresário madeirense que tem como imagem o visual de um cigano, lançou uma Oferta Publica de Aquisição sobre as 9.000.001 acções de categoria B, a totalidade das acções da categoria e correspondentes a 60 por cento do capital da Sport Lisboa e Benfica SAD.

Segundo o mesmo, a intenção é ajudar o SLB, seu clube do coração, e Luís Filipe Vieira que de acordo com a sua opinião "tem trabalhado como um escravo!". Vai ainda mais longe chega mesmo a dizer:

"Andam a tramar o Benfica, vamos caça-los!".

Falta apenas saber a quem se refere o milionário caçador, digo, coleccionador.

Seja como for, esta sim, é a OPA que interessa ao país, eu arriscaria a dizer que vai, com toda a certeza, alavancar a própria economia nacional!

A ver vamos se o Abramovich madeirense conseguirá os seus intentos e quais as repercussões dos mesmos...

Deixem a vossa opinião. Quanto a mim estou certo que o Quaresma começa a época na Luz, quanto mais não seja pela sua condição étnica.... :)

Beijos e abraços



quarta-feira, 13 de junho de 2007

99 -VÍTOR BAÍA!!!!

Dado que já foi oficializado, durante o dia de hoje, o final de uma das mais brilhantes carreiras de um jogador de futebol, o mais titulado da história da modalidade, fica aqui o meu agradecimento por tudo que o grande Vitor Baía fez pelo FCP mas também pelo futebol português.
Felizmente continuará ligado ao seu (e meu) clube e obviamente terá igual sucesso nas novas funções, mas não será mais a mesma coisa.
Se pensar muito no assunto, dá-me um "aperto no coração" só de pensar que nunca mais verei o mítico "pássaro azul" a defender.
És, sempre foste e serás para sempre um caso extraordinário e absolutamente singular na história do futebol.
Em resumo, o campeão dos campeões!!!!

"99: é o Baía!..."

Para ver e ouvir...

terça-feira, 12 de junho de 2007

Matt Harding

Vou deixar aqui uma dica de que o Gabriel me falou no passado fds.

O nome do "artista" é Matt Harding. Trata-se de um norte-americano que viaja à volta do mundo e em cada sítio que visita faz uma "dancinha" meia parva, como forma de ilustrar o momento.

O Matt era um programador de jogos de computador, natural do Conetticut, que trabalhava em Los Angeles. No entanto, em 2000 ou 2001 mudou-se para Birsbane, pois não gostava da vida que tinha em L.A., aproveitando o facto da empresa para a qual trabalhava ter aberto uma sucursal na Austrália.
No entanto, em 2003 e influenciado pela forma descontraida dos australianos levarem a vida e por uma cultura de viagens à volta do mundo que os jovens australianos supostamente adoptam de uma forma generalizada, decidiu abandonar o seu emprego, e com o dinheiro que havia poupado até então realizou uma viajem de cerca de 7 meses por 17 países, sobretudo Oceânia, Ásia e alguma Europa.
Foi algures durante esta viajem, que quando estava em Hanoi (Vietnam), um ex-colega de trabalho, que o acompanhava na altura, sugeriu que ele fizesse a sua "usual" dança estúpida como forma de documentar o momento. A coisa ficou engraçada e daí para a frente ele realizou-a em todos os lugares que visitou.
De volta ao EUA, sem dinheiro, lá voltou a trabalhar durante uns mesitos de forma a reunir o dinheiro suficiente para o levar a nova viajem, desta vez por vários países africanos, que decorreu em 2004.
Como forma de documentar estas duas viagens e para ir informando a família e amigos por onde andava, criou um blogue.
No final destas duas viagens fez um vídeo com os tais momentos das "dancinhas" parvas e colocou-o on-line no seu blogue.
Todos os seus amigos gostaram, passaram a amigos, que por sua vez o passavam a outros amigos, enfim, a coisa tomou tal proporção que o tipo ficou conhecido em poucos meses por todo o lado.
Foi convidado para programas de televisão e reportagens para revistas.
No seguimento da sua fama imediata, uma empresa de retalho norte-americana propos-lhe que viajasse novamente à volta do mundo durante 6 meses e fizesse o mesmo tipo de "ritual", de modo a ser criado um vídeo para publicitar uma nova marca de pastilhas elásticas que seria lançada por essa empresa.
Obviamente que o Matt aceitou esta borla à volta do mundo e escolheu os sítios mais fantásticos e exóticos para visitar e viajou literalmente por todos os continentes (Antártida incluída). Em cerca de seis meses visitou 39 países e gravou então um novo vídeo.
Tanto o primeiro como o segundo vídeo estão disponíveis no seu site http://www.wherethehellismatt.com/ e vale mesmo a pena ver. São muito engraçados e a música escolhida é muito porreira.
Entretanto foi possível ver no site que ele anda numa nova viajem em 2007, tendo passado por Portugal (Lx) no passado dia 7 de Junho.
Foi um burro não ter ficado para o concerto dos Pearl Jam no dia 8. Ainda por cima, porque o gajo actualmente (quando pára em casa) vive em Seattle.
Fica aqui o segundo vídeo, o das pastilhas, que tem maior qualidade e apresenta os sítios mais incríveis.
Um dia pode ser que consigamos "sacar" este tipo de ideias...
Grande Matt!

segunda-feira, 11 de junho de 2007

PEARL JAM - ALIVE 07



Boas,
se calhar até tinha mais interesse ser eu a reproduzir o que se passou no passado dia 8 à noite junto ao Tejo (pena que seja tudo sempre na capital do império!!!) não muito longe desse ícone da nossa historia que é a Torre de Belém... No entanto, não o vou fazer dada a minha parcialidade total no que se refere à minha banda de culto, os Pearl Jam... Posso-vos dizer que foram, uma vez mais, 2 horas memoráveis para mim, algo sem preço... Impossível passar pelo "Black" cantado em uníssono e não sentir calafrios... Tal como disse o Vedder no final da musica, em português claro: "Vocês são os maiores!"... estava enganado, eles é que são OS MAIORES!!!

Deixo-vos a cronica do Blitz, que será mais clara, objectiva e sobretudo isenta...

"Se os Linkin Park foram operários fabris na noite de ontem, os Pearl Jam, e muito especialmente Eddie Vedder, vestiram a pele de pai de família. De volta a Portugal menos de um ano após o último concerto por cá, a banda trouxe um alinhamento de best of e muito boa disposição. Vedder foi-se progressivamente libertando e acabou a ler vários pequenos discursos em português, enquanto bebia e fumava. A sequência «Corduroy», «Do the Evolution» e «Worldwide Suicide» serviu de arranque sôfrego ao concerto, mas os melhores momentos surgiriam mais à frente, à medida que o espectáculo ganhava corpo e calor.

«Elderly Woman Behind the Counter at a Small Town», «State of Love and Trust» ou «Even Flow», provavelmente tocada pela milionésima vez mas ainda sem enfado, serviram de prova ao equilíbrio que os Pearl Jam lograram alcançar: o de continuar a ser uma banda de culto, ao mesmo tempo que se tornam “seguros”, institucionais, apelando a uma larga variedade de melómanos e gerações.

Ao longo de duas horas, o “velho amigo” Eddie Vedder dedicou músicas a bebés («Given To Fly») e aos surfistas portugueses («Big Wave»), falou das raízes lusas do teclista havaiano e dirigiu um (escusado) «que se foda» a Madrid, onde tocará hoje. A pose que ficará para a história, deste concerto, será a do cantor de braços cruzados sobre o peito, em forma de reconhecimento. Quanto ao som, apesar do final com «Black», «Keep On Rocking In A Free World» e «Yellow Ledbetter», suspeitamos que o karaoke colectivo de «Better Man» fará as delícias dos coleccionadores de gravações pirata."

Peace...

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Brasil 1982



Numa visita ao Youtube deparei com 3 vídeos sobre a selecção brasileira de 1982, que foi aquela que, desde que me lembro de ver futebol, elevou mais alto a arte de bem jogar.

Mas não ganhou a Copa...

Nesta foto estão:

Em pé: Valdir Peres; Leandro; Óscar; Falcão; Luizinho e Júnior.

Em baixo: Nocaute jack; Sócrates; Toninho Cerezo; Serginho; Zico e Éder.

Nos seguintes links:

http://www.youtube.com/watch?v=UWql_CzuLVI

http://www.youtube.com/watch?v=lBmg4D_ZD4U&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=9PSdWF-eMGo

Poderão ver uma reportagem sobre a presença do Brasil no Campeonato do Mundo de 1982, com diversos comentários e preciosidades como os relatos dos golos na TV.

É uma visão pouco imparcial, mas que releva a beleza e a arte daquela equipa.

Deixo-vos o comentário de um jornalista da época, que considero a melhor definição daquela equipa: "Com a bola... maravilhosa! Sem a bola... deixa a desejar..."

Abraço,

AMR

P.S.: Para aqueles que não sabem quem é o Nocaute Jack, trata-se do brasileiro com mais presenças em Campeonatos do Mundo, de seu nome Abílio José da Silva. Como massagista esteve presente nas delegações do Brasil de 1970 a 1994, tendo participado em 7 Campeonatos do Mundo.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Dia D ou "o mais longo dos dias"


António, para "combater" o facto do Hitler encabeçar a ordem alfabética da lista da revista Time no último post, celembram-se hoje 63 anos sobre o desembarque das tropas aliadas na Normandia (D-day), que inverteria definitivamente o curso da II Guerra Mundial e conduziria à derrota do Nazismo.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Massacre da Praça da Paz Celestial



Aconteceu há 18 anos, em Pequim, o Massacre da Praça Tiananmem (Paz Celestial, em português).

No dia 4 de Junho de 1989, os protestos estudantis pró-democracia, que se vinham desenrolando desde o dia 15 de Abril, acabariam em violência, quando o Exército Chinês usou da força, atacando os estudantes para restaurar a ordem na capital.

As estimativas de mortes de civis variam entre quatrocentos a oitocentos (New York Times), mil (Agência de Segurança Americana), dois mil e seiscentos (Cruz Vermelha chinesa) e sete mil (manifestantes).
O número de feridos situa-se entre os sete e os dez mil.

A cena mais conhecida ocorreu no dia 4 de Junho, quando um misterioso estudante irrompeu na frente de diversos tanques, à porta da Cidade Proibida, até ser puxado.A foto fez as manchetes do mundo inteiro e ganhou o Prémio Pulitzer, em 1990.

Até hoje não se conhece o nome do rapaz, posteriormente apelidado de "Homem-tanque" ou "Rebelde desconhecido", e eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do século XX.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band faz hoje 40 anos!!!



Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi o oitavo álbum lançado pelos The Beatles.
É frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock.
Gravado em 129 dias, foi lançado em 1 de junho de 1967 em Inglaterra.
É considerado como um álbum inovador desde a técnica de gravação até a elaboração da capa. Dado o pouco apelo comercial, não foi passado nas rádios, mas vendeu 11 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
Em 2003, a revista especializada em música, Rolling Stone, colocou “Sgt. Pepper's” no topo de uma lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.
Por curiosidade dois dos maiores sucessos da banda, “Strawberry Fields Forever” e “Penny Lane”, foram gravados na mesma altura mas não entraram no álbum, sendo mais tarde lançados como um singles.
O disco recebeu quatro Grammys, "melhor álbum do ano", "melhor capa de álbum", "melhor álbum de música contemporânea" e "melhor engenheiro de som", tendo perdido em mais três nomeações.

O álbum não só se destacou pela música mas também pela capa.
Concebida em conjunto pelos artistas Robert Fraser, Peter Blake e pelo próprio Paul McCartney, é uma das imagens mais associadas à banda.
Os Beatles foram fotografados por Michael Cooper vestidos como sargentos diante de colagens de rostos de pessoas famosas que o grupo admirava na época, trabalho esse feito por Peter Blake.
Foram selecionadas 70 pessoas entre artistas de cinema e televisão, políticos, músicos e escritores.
Houve a intenção de incluir ainda Jesus Cristo (não foi incluído por causa da declaração um ano antes de John dizendo que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo), Gandhi (retirado por receio da gravadora em ofender o mercado indiano) e Elvis Presley.

Este trabalho dos Beatles teve tanto de inovador para a época, quanto continua a ter de enigmático.
São muitas as teorias da conspiração que rondam as 13 faixas.
Entre as mais curiosas, a ideia de que a capa do disco mostra um grupo à beira de um túmulo com a indicação de que o falecido é McCartney e a interpretação do tema “A day in the life” é o relato da morte do baixista, que teria sido substituído por um sósia.

O alinhamento deste disco é o seguinte:

"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" - 2:02
"With A Little Help From My Friends" - 2:44
"Lucy In The Sky With Diamonds" - 3:28
"Getting Better" - 2:47
"Fixing A Hole" - 2:36
"She's Leaving Home" - 3:35
"Being For The Benefit Of Mr. Kite!" - 2:37
"Within You Without You" - 5:05
"When I'm Sixty-Four" - 2:37
"Lovely Rita" - 2:42
"Good Morning Good Morning" - 2:41
"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise)" - 1:18
"A Day in the Life" - 5:33

Já agora a imagem incluida, onde se encontra destacado a vermelho o álbum em questão, refere-se à totalidade dos doze albuns editados pelos Beatles e o vídeo seguinte(cena do filme "Yellow Submarine") à música que dá título ao álbum, para recordar...

terça-feira, 29 de maio de 2007

Missao Russia 2007

Quero partilhar com voces o site http://www.missaorussia.gov.pt/ que reune varios textos sobre a Russia e videos de algumas personalidades. Os videos sao serios e interessantes.

Excepcoes sejam feitas, claro esta', ao video do Manuel Pinho (alguem sabe de onde vem este especime?) e da libelula que fica a pairar no ar ( no ar, no ar...) e depois nao se percebe se e' uma tentativa de equilibrio de forcas belicas portugal-russia, ou se realmente e' um jogo de computador onde o objectivo e' aterrar a libelula em terra.

Muito provavelmente este Governo e' o primeiro a acertar na empresa de publicidade e na forma de publicitar as visitas de Estado.

E para o parco investidor, e' uma excelente forma de obter dados actualizados do pais sem pagar um unico €...

Forca Portugal!

Obrigado eng.(*) Socrates.

-----------------------
Nota de rodape':
(*)eng.: abreviatura de engenhoso. :)

segunda-feira, 28 de maio de 2007



Meus caros,

Não posso deixar passar este momento de alegria transbordante da massa adepta do Leça FC sem vos transmitir este sentimento que, no que diz respeito aos participantes neste blog, tenho muito orgulho em partilhar com o JAS!

Ser de um clube pequeno (em contraponto com os "grandes") é diferente, e quando se é do "maior dos pequenos" como é o caso do Lecinha, então estamos a falar de uma verdadeira paixão...

Quando entramos no Estádio do Leça não temos lá dentro 40 ou 50.000 adeptos que não conhecemos, temos algumas (poucas) centenas cujas caras já nos são perfeitamente familiares. A sensação de ser o "nosso clube" é maior do que em relação ao grande (pelo menos eu sinto isso quando comparo com o SCP), porque para além da paixão também existe um afecto muito grande pelo nosso pequeno clube e pelas suas conquistas... que não podendo ser a Liga dos Campeões, que seja pelo menos uma subida à Segunda Divisão!

E é esse sentimento, é essa ligação tão próxima que temos ao nosso pequeno clube que lhe dá vida, que lhe dá "alma", que é algo que os pequenos clubes têm e que os fazem também ser "grandes"...

Eu (e o JAS) somos tão leceiros quando defrontamos o Benfica ou o Alijoense. Quantos de vós continuariam a deslocar-se ao estádio do vosso clube se ele defrontasse o Alijoense e não o Chelsea ou o Manchester United? Quantos de vós continuariam a apoiar indefectivelmente o vosso clube todas as semanas se ele perdesse mais vezes do que ganha?

A última década foi penosa para o Lecinha, com descidas sucessivas até à terceirona, com o fim do clube à vista, com todo o tipo de problemas...

Mas resistimos! E levantámo-nos! E isso aconteceu poque o Leça é um clube com alma e com uma grandeza que quem o não sente como seu tem dificuldade em compreender... E isso faz toda a diferença...

Leça! Leça! Leça!

Abraço,

AMR

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Caros Amigos

Nos ultimos dias ouvi falar dos despedimentos que a Delphi ira' fazer na unidade da Guarda, e e’ muito triste para as pessoas envolvidas mas a Delphi sempre se pautou por uma politica de respeito pelos seus trabalhadores e so' chega a um cenario de despedimento colectivo ou deslocalizacao por extrema necessidade.
No entanto, a situacao financeira da empresa nao e propriamente a melhor e e' preciso salvar a empresa nem que signifique sacrificar alguns. Estamos a meio de uma restruturacao e ja no mes de marco pela primeira vez em muitos meses conseguimos equilibrar as operacoes nos EUA. A concorrencia da Delphi e feroz e qualquer margem positiva que se consiga obter traz beneficios em relacoes aos outros competidores, por essa razao a Delphi procura zonas com mao obra mais barata.
Os nossos governantes tem de perceber que Portugal nao pode estar a depender de industrias que baseiam o seu lucro em mao de obra intensiva porque haverao sempre paises mais baratos que nos e a distancia que nos separa da Alemanha, por exemplo, e muito superior a que separa a Rep. Checa, Romenia, Eslovaquia ou Polonia e logo ai estes paises tem duas vantagens competitivas em relacao a Portugal.
As pessoas tem de perceber que as empresas nao sao misericordias, o principal objectivo e' a geracao de de valor acrescentado aos accionistas.

Abraco
Pedro

Smashing Pumpkins


Os Smashing Pumpkins regressaram oficialmente aos palcos esta terça-feira, dia 22 de Maio, no Grand Rex, em Paris.
O concerto foi o primeiro da banda desde que abandonou os palcos, em Dezembro de 2000.

Os Smashing Pumpkins revelaram igualmente os novos elementos da banda.
Para além de Billy Corgan e Jimmy Chamberlin (membros originais) estiveram em palco o guitarrista Jeff Schroeder, o baixista Ginger Reyes e a teclista Lisa Harriton.
São estes os músicos substitutos de James Iha (guitarista original) e D'Arcy (baixista original).

O grupo tocou durante três horas tendo apresentado novos temas do próximo álbum "Zeitgeist" (ver imagem da capa) e clássicos como “Today”, “Bullet With Butterfly Wings”, “Tonight, Tonight”, “Disarm” ou “1979”.

Os Smashing Pumpkins, conforme já previamente anunciado, actuam no dia 9 de Junho no festival Oeiras Alive!07.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

(BI)CAMPEÕES!!!


Desculpem os não portistas, mas tinha que aqui ficar documentado o 22º título de campeão nacional do FCP, o 1º no período de existência do Blogue!


Somos nós, somos nós, os Campeões de Portugal, somos nós!!

Somos nós, somos nós, Bicampeões de Portugal, somos nós!!

Um abraço especial aos indefectíveis do Dragão!

PS: A qualidade da foto não é a melhor, mas é tão genuína quanto a festa.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

A tragédia de Superga (a morte do melhor futebol de Itália)

Há 58 anos atrás, no dia 4 de Maio, aconteceu uma das maiores fatalidades do futebol italiano, em que o SLB esteve indirectamente envolvido.
Passo a explicar.

A tragédia de Superga foi um acidente aéreo, ocorrido a 4 de Maio de 1949.
Às 17:05 horas, um avião Fiat G212, que levava a bordo toda a equipa do "Torino Calcio", chocou com a fachada da basílica de Superga, a umas milhas de Turim, quando regressava de um jogo amigável com o S.L. Benfica, em Lisboa.
Não existiram sobreviventes.
Acabou-se nesse dia a história da melhor equipa italiana, e uma das maiores do mundo, o Torino da década de 40.

A 4 de Maio de 1949, no mesmo dia da catástrofe, em honra ao brilhante Torino da época, aos seus jogadores, técnicos e acompanhantes, a Liga declarou-o campeão.
Estava o campeonato então na 34ª jornada, da época de 48/49, e o Torino tinha 4 pontos de vantagem sobre a Internazionale (Inter de Milão), faltando ainda 4 jornadas e 8 pontos por disputar.

Nos funerais dos jogadores compareceram cerca de 500.000 pessoas, mas depois do luto nacional e perante a emoção universal, a equipa juvenil substituiu a equipa profissional nos quatro jogos pendentes, dos quais saiu integralmente vencedora:
-> 15 de Maio de 1949, Torino-Genova, 4-0;
-> 22 de Maio, Torino-Palermo, 3-0;
-> 29 de Maio, Sampdoria-Torino, 2-3;
-> 12 de Junho, na última e emocionante partida, os juvenis ganharam, no Stadio Comunale, por 2-0 à Fiorentina.
Num gesto de enorme respeito, os quatro adversários também haviam escalado as suas equipas juvenis para a realização destes jogos.
Assim, o Torino, líder desportivo, no dia do drama e declarado campeão de honra e luto, também se proclamou campeão desportivo.
Os juvenis honraram da melhor forma os seus ídolos, como Valentino Mazzola, a estrela, o criador, goleador e organizador do grande Torino.
O drama do desaparecimento da equipa principal foi assim homenageado pela entrega e beleza de jogo da equipa juvenil.

Naquela altura o TORINO apaixonava, era a melhor equipa de Itália da última década, a Juventus era então o segundo clube da cidade de Turim.
O scudetto, de 1949, era o quinto da década de 40.
O Torino tinha uma das maiores equipas da história do futebol europeu.
Além da base da Selecção Italiana (para se ter uma ideia, num jogo contra a Hungria em 1947, apenas o guarda-redes não era do "Toro"), o clube dominou o futebol do seu país durante a década de 40, vencendo quatro campeonatos italianos consecutivos e tendo feito 408 golos (97 dos quais do seu capitão, Valentino Mazzola), em cinco temporadas.

Na época de 1942/1943, ano em que conquistou o primeiro de uma série de títulos arrecadados pela equipa que ficou conhecida como o Grande Torino, o "Toro" ganhou igualmente a Taça de Itália, tendo sido o primeiro clube italiano a conseguir tal desempenho.

Na época de 1947/48 o Torino bateu diversos recordes que ajudaram a construir o mito: maior número de pontos num campeonato (65, a vitória valia dois pontos), maior diferença de pontos para o segundo classificado (16), maior número de golos marcados (125 em 40 jogos), melhor média de golos (3,787), maior goleada em casa (10 a 0, sobre o Alexandria) e maior goleada fora (7 a 0, sobre a Roma). Números perfeitamente inacreditáveis para o futebol italiano.

O Torino jogava ao ataque, Valentino Mazzola, o melhor marcador com 20 a 30 golos por época (pai de Sandro Mazzola do Inter dos anos 60), animava e iluminava o festival de golos de Menti, Loik, Gabetto e Ossola, com Grezar, Rigamonti e Castigliano no meio-campo, numa equipa com poucos elementos defensivos, em que se destacava Ballarin, que jogava à frente de Bacigalupo, (ou "lupo"), o guarda-redes que não sofria golos, porque seus companheiros se consagravam a atacar e a marcar aos contrários, para descanso dos escassos "difensori".

No dia 4 de Maio de 1949 morria o melhor futebol de Itália, em Superga, e 10 anos mais tarde o calcio estreava o catenaccio.
O Torino criativo e ofensivo de Valentino já não era mais que uma simples lembrança dramática. Provavelmente a história do futebol italiano também mudou nesse dia.
O Torino ganharia apenas mais um scudetto, em 1976.

Ao tomar conhecimento desta história até apetece ser um tiffosi do "Toro".

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Golaço(s)

Como não tive a oportunidade de vistar o Blogue nas últimas semanas, deixo neste post algo já desactualizado, mas absolutamente genial.

Para a posteridade...

1º de Maio

Olá a todos,

Amanhã é feriado. Bom! :)

No entanto, a efeméride que se comemora no dia 1 de Maio é actualmente muito subestimada e cada vez mais descaracterizada.

Deixo-vos aqui uma breve resenha histórica (com a juda da "Wiki", obviamente), demonstrativa do quão difícil foi ver consagrada uma coisa tão básica como o dia de trabalho de 8 horas, que hoje em dia é perfeitamente desvalorizada e contrariada, inclusivamente pelos próprios trabalhadores.

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1 de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado nacional em muitos deles.

No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA.
No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou numa escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes.
No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba, por desconhecidos, para o meio dos polícias que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas.
Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.

Em 1 de Maio de 1891, uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

A 23 de Abril de 1919, o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano, dia feriado.

Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional e este exemplo é seguido por muitos outros países.

A nossa sociedade "cospe" todos os dias nas sepulturas dos trabalhadores de Chicago!

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Sexta-Feira 13

Pois é, meus amigos.

Para os mais distraídos, hoje é sexta-feira, dia 13.

Será assim mesmo um dia terrível ou uma grande superstição?

Já agora, aqui fica uma listagem de superstições mais comuns:

. Comichões: Se a palma da mão coçar, é sinal que se irá receber dinheiro. Se for a palma da mão esquerda que estiver a coçar, uma visita desconhecida está para aparecer. Se a comichão for na sola do pé significa uma viagem ao estrangeiro.

. Elefantes: Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro.

. Orelha: Se a orelha aquecer de repente, é porque alguém está a falar mal da pessoa. Nesses casos, terão de ser ditos os nomes de eventuais suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, deve-se morder o dedo mindinho da mão esquerda, o que levará o sujeito a morder a própria língua.

. Gatos: Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que se cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal da chegada de dinheiro. Acariciar um gato atrai boa sorte. Ter um gato em casa atrai fortuna. Se um gato dobrar as patas e se deitar sobre elas, deixando-as escondidas, é sinal que uma tempestade está por vir.

. Espelhos: Quem partir um espelho terá sete anos de azar. Olhar-se num espelho partido é ainda pior. Significa partir a própria alma. Ninguém deve igualmente olhar-se ao espelho à luz de velas. Não se deve permitir ainda que outra pessoa se olhe ao espelho ao mesmo tempo que nós.

. Guarda-chuva: Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechado. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.

. Aranhas: Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.

. Brinde: Se o copo contiver algum tipo de bebida alcoólica, não se deve brindar com ninguém cujo copo contenha uma bebida sem álcool, uma vez que terão os seus desejos invertidos.

. Vassoura: Colocar uma vassoura com o cabo para baixo atrás da porta faz as visitas indesejáveis irem logo embora. A vassoura deve ser guardada na posição vertical para evitar desgraças. Crianças que montarem em vassouras serão infelizes. Varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade.

. Número 13: O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agoiro. Se uma sexta-feira calhar no dia 13 de um mês é um mau sinal. Todo cuidado é pouco nesse dia. O número treze é tão temido que há lugares onde os prédios não possuem o décimo terceiro andar.

Para finalizar, atenção com o facto de se ser supersticioso, pois segundo alguns religiosos, há conceitos definido pela Bíblia de que o supersticioso não herdará o reino de Deus!

:)

Boa sexta-feira 13!!!

Link para top de golos pateticos!!!

Vale a pena dar uma "olhada"...

Há situações inacreditaveis... e já agora deixem o voto no site... e porque não aqui também?

http://www.auslandsjahr.eu/2007/04/01/top-10-soccer-goal-fussball-tore

Abraços

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Jantar das Quintas de 31.03.2007


Aqui estao os valentes que foram capazes de dizer bem alto EU vou estar la...

terça-feira, 3 de abril de 2007

Novidades acerca do "Alive Festival"


08, 09 ou 10 de Junho de 2007 - PASSEIO MARÍTIMO DE ALGÉS - Algés

Bandas já confirmadas:

Dia 8
Pearl Jam (os que realmente interessam!!!)
Linkin Park
Blasted Mechanism
The Used

Dia 9
Smashing Pumpkins (os que também interessam!!!)

Dia 10
Beastie Boys
Da Weasel
Sam the Kid
Buraka Som Sistema

Bilhete Diário: 45,00€
Passe 3 dias: 90,00€

Abertura de Portas : 16H00
Início do Evento : 18H00

Nota: Bilhetes à venda, entre outros pontos, nos balcões dos CTT ou em www.ticketline.pt

quarta-feira, 28 de março de 2007

Os Grandes Portugueses (só para fechar o ciclo deste tema!)

Como profeticamente vos alertei aqui vai o resultado LAMENTÁVEL de uma das melhores iniciativas televisivas dos últimos tempos:

1º António de Oliveira Salazar - 41,0%
2º Álvaro Cunhal - 19,1%
3º Aristides de Sousa Mendes - 13,0%
4º D. Afonso Henriques - 12,4%
5º Luís de Camões - 4,0%
6º D. João II - 3,0%
7º Infante D. Henrique - 2,7%
8º Fernando Pessoa - 2,4%
9º Marquês de Pombal - 1,7%
10º Vasco da Gama - 0,7%

A vitórias do fascismo no Portugal do séc XXI.

Podemos estar aqui a argumentar que só votaram 160.000 pessoas, que na prática os dois primeiros lugares se explicam pelo voto concertado, pela mobilização dos extremistas, mas o facto é que é este o resultado.

Não se tratou do Marquês de Pombal ganhar ao D. Afonso Henriques, ou do Infante D. Henrique ter ganho ao Fernado Pessoa.
Não, meus amigos, será mesmo o expoente do fascismo que figurará como o maior português de sempre, eleito pela sociedade portuguesa actual.

Medo!!! Muito medo... Ou estamos perante um cenário de neo-fascismo em Portugal ou (não sei qual será pior) estamos perante uma sociedade de alheados, de desligados, de desinteressados!
Isto seria só um concurso, ok... Mas o que é que (vos) custava perder 20 segundos para evitar um resultado embaraçoso e sobretudo injusto destes?

Caso me tivesse sido apresentada uma tabela com os dois primeiros lugares iria jurar que a ordenção se encontrava invertida, pois só assim faria sentido!

segunda-feira, 26 de março de 2007

Jantar de Quinta no dia 31.03.2007


Meus amigos

Aqui vai a lista de presencas confirmadas:
- Pedro Esperanca
- Miguel Brochado
- Rui Brochado
- Andre Rodrigues
- Daniel Brito
- Joaquim Tinoco

Parece que nao temos mais confirmacoes por agora... ate sexta feira confirmem, senao fica para a proxima. Antonio mantem-te a sombra porque senao ja sabes o que acontece ao sol... :)

Abraco
PBE

quinta-feira, 22 de março de 2007

Artigo Publico - 22 Março

Artigo do neurocientista António Damásio na "Nature"Lesões no cérebro geram escolhas morais anormais 22.03.2007 - 09h50 Ana Gerschenfeld

Você sabe que uma dada pessoa tem sida e que tenciona deliberadamente infectar outras. Algumas dessas pessoas irão com certeza morrer. As duas únicas opções que você tem são deixar que isso aconteça ou matar a pessoa. Você carrega no gatilho? A mera hipótese de virmos a ser confrontados com uma escolha destas, mesmo que retoricamente, provoca-nos arrepios, tal é a nossa aversão natural à ideia de tirar a vida a outro ser humano. No entanto, há pessoas que respondem pela afirmativa quando este cenário imaginário lhes é colocado. E essas pessoas, que basicamente não hesitariam em obliterar uma vida humana "em nome do bem colectivo", apresentam lesões numa região do seu cérebro necessária à produção de emoções.

António Damásio, da Universidade da Califórnia do Sul (USC), Marc Hauser, especialista do comportamento animal da Universidade de Harvard, e os seus colegas quiseram saber o seguinte: perante um dilema moral deste género, será que os sentimentos que nos acossam são somente uma consequência do horror da situação evocada? Ou será, pelo contrário, graças ao nosso cérebro "emocional" que somos capazes de fazer a escolha moral mais humana - a menos utilitária e fria -, recusando-nos a entrar na pele de um homicida justiceiro?

Para Damásio, autor do célebre livro O Erro de Descartes, a razão humana precisa das emoções para funcionar: não há escolha racional acertada na vida real sem a participação das emoções, da intuição, das nossas vísceras. Quanto a Hauser, autor de um recente livro intitulado Moral Minds: How Nature Designed Our Universal Sense of Right and Wrong, tem estudado nos animais os comportamentos precursores dos comportamentos morais humanos.

Estes cientistas concluem hoje, num artigo publicado na revista "Nature", que as emoções desempenham efectivamente um papel essencial no nosso desempenho moral. Sem elas, o nosso juízo moral não funciona. "O nosso trabalho fornece a primeira demonstração causal do papel das emoções nos juízos morais", diz Hauser, citado por um comunicado conjunto da USC, da Harvard e do Caltech.

Os investigadores apresentaram uma série de 13 dilemas morais deste tipo a 30 pessoas de ambos os sexos. Desses voluntários, seis tinham lesões no córtex prefrontal ventromedial (VMPC), 12 tinham outras lesões cerebrais e 12 não tinham lesões. O VMPC, situado ao nível da testa, faz parte dos circuitos "emocionais" do cérebro.Embora o dilema referido mais acima não fizesse parte do conjunto sob essa forma, algumas das escolhas propostas eram talvez mais arrepiantes ainda. Por exemplo: "Soldados inimigos invadiram a sua aldeia. Você e outros refugiam-se num sótão [...] O seu bebé começa a chorar. [...] Você tapa-lhe a boca. [...] Para salvar a sua própria vida e a dos outros você precisa de matar o seu filho por asfixia. Você asfixiaria o seu bebé para salvar a sua própria vida e a dos outros?"

Também foi pedido aos participantes para responderem a outros tipos de dilemas - uma série de dilemas morais menos pessoais e uma série de dilemas sem componente moral. Mas foi apenas perante os dilemas morais em que a morte imediata de alguém serve para evitar a morte futura de muitos que as diferenças entre as pessoas com lesões no VMPC e as outras se tornaram gritantes, com uma proporção significativamente mais elevada de respostas afirmativas, neste grupo, à resolução dos dilemas pelas armas, por assim dizer."

O que é absolutamente espantoso", acrescenta Hauser, "é a selectividade deste défice. As lesões do lóbulo frontal deixam intactas toda uma série de capacidades na resolução de problemas morais, mas afectam os juízos nos quais uma acção que provoca aversão é colocada em conflito directo com um desfecho fortemente utilitário". Por seu lado, Ralph Adolphs, do Caltech, explica: "Devido às suas lesões cerebrais, [as pessoas com lesões no VMPC] apresentam emoções anormais na vida real. Falta-lhes empatia e compaixão."

quarta-feira, 21 de março de 2007

Dia 21 de Março

Meus amigos, se pensavam que esta era mais uma quarta-feira, enganam-se.

O dia 21 de Março é bastante dado a efemérides. Senão vejam:

Dia Mundial do Sono (Organização Mundial da Saúde);
Dia Mundial da Infância (UNICEF);
Dia Mundial contra a Discriminação Racial (ONU);
Dia Mundial da Floresta / Dia Mundial da Árvore (ONU);
Dia Mundial da Poesia (UNESCO);
Dia Universal do Teatro (UNESCO).

Para além disso, hoje é o Equinócio de Primavera.

Como curiosidade aqui fica alguma info acerca do Equinócio:

Em astronomia, o equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, na sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projectada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica (plano da órbita da Terra ao redor do Sol) cruza o equador celeste.

A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e Setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual.
Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr do Sol o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição o dia durante os equinócios têm 12 horas de duração.

Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias.
Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).

Digam lá se não gostaram!
É bastante óbvio que eu sabia isto tudo, pela facilidade demonstrada na explicação.

Em conclusão, durmam, leiam/escrevam uma poema e plantem uma árvore.
E já agora, tentem não agredir ou marginalizar um africano! (brincadeira! OK, APC? Não venhas só por isto com o discurso da evolução, da igualdade, do desenvolvimento, da modernização, pode ser? Era só uma graçola!)

terça-feira, 20 de março de 2007

And now for something completely different

Olá a todos,

Para os que quiserem, quando tiverem um tempinho e se gosterem do tema, a Esfera dos Livros publicou a tradução de História da Primeira Guerra Mundial, de Martin Gilbert.

Dei uma espreitadela e acabei por lê-lo de fio a pavio. Interessante, perceber as origens e consequências do primeiro conflito dito mundial, onde morreram 7.000 portugueses.

Aqui fica a sugestão

bjs
TMS

segunda-feira, 19 de março de 2007

Dia do Pai

Hoje como devem saber é o Dia do Pai, meus amigos.

Mais uma daquelas datas "formatadas", destinadas ao consumismo, mas que ainda assim não deve passar despercebida.

A minha proposta de reflexão (na qual me incluo) é a seguinte:
Constam, até agora, deste Blogue 17 elementos, 12 dos quais caracterizados por apresentarem um orgão sexual externo.
Assumindo que a média de idades dos participantes rondará os 30 anos, qual a vossa explicação para que apenas o Vitó e o Filipe - 16,6(6)% do universo masculino - comemorem este dia na condição de progenitores?
Será um "sinal dos tempos"?
Será o reflexo de um menor interesse na perpetuação da espécie?
Será um receio excessivo na assumpção de responsabilidades?
Será influência da insegurança financeira e laboral que caracteriza a nossa sociedade?
Será uma questão de prioridades? Estarão a nossas prioridades racionalmente escaladas? Ou estarão demasiadamente racionalizadas?
Será uma característica de determinados grupos ou será uma questão generalizada à globalidade da população?
Será que a mítica barreira dos 30 anos já não é o que crescemos a pensar que seria?
Será assim tão díficil compatibilizar a solidificação (ou mesmo a evolução) de um percurso profissional com a "carreira" de pai (e já agora de mãe)?
Será este contexto uma escolha ou uma imposição?
Será que depois de tanto debate à volta do aborto, esta questão não se apresenta igualmente pertinente à discussão?

Digam lá de vossa justiça...

E não deixem passar em claro o Dia do Pai, mesmo que não concordem com esta coisa das datas marcadas!

Nota:
Já agora deixo-vos um apontamento.
O Blogue entrou na sua 7ª semana de vida. Podia fazer uma piada relacionada com o aborto... mas resisti, era muito fácil!!
;)

Take care.

terça-feira, 13 de março de 2007

segunda-feira, 12 de março de 2007

Meus amigos:
Primeiro: APC cala-te!
Segundo: APC cala-te!
Terceiro: APC cala-te!
Ja chega amigo ou vou ter de ir a i a Lisboa dar-te um correctivo, hein??? Acho-te um gajo com mais ideias do que estar sempre a discutir a mesma coisa. Alem disso eu sei que adoras este tipo de discussoes... de lancar a confusao, estou certo?
Bem acho que ja todos demos a entender o nosso ponto de vista (ou quase todos)... Vamos tratar de assuntos serios agora: Quem quer ir ao proximo jantar das Quintas, realizado indiscutivelmente ao Sabado, ja que se pode tornar tradicao???
Vamos comecar a discutir o fim semana de 31 de marco, o que acham? Eu sugiro o mesmo sitio, a comida e boa, o preco tambem e' convidativo e pode-se falar alto, (sim estou a referir-me a voces Brochados...).
Abraco Malta
PBE

sexta-feira, 9 de março de 2007

Mais lenha para a fogueira! Vai tudo cair-me em cima ...

Disclaimer:

1. Nao sou do Bloco nem gosto deles. Como toda a gente, eles às vezes têem boas ideias.
2. Nao quero mesmo tornar isto um blogue do aborto. Não tenho que culpa que seja um tema da actualidade e em 10 dias, só tenha havido um post de outra pessoa que não fosse sobre este tema.
3. Se receber mais de três pedidos para me calar de uma vez por todas com o aborto, juro que me calo. Mas vou-me sentir censurado e triste por perder este divertimento de postar sobre isto... :)

Comentário:
1. Finamente, uma proposta séria para acabar com o aborto e que não parte do pressuposto demagógico de que o problema é certas mulheres (de 16 anos) serem umas irresponsáveis e criminosas que querem matar uma vida .. (!) (Ui, o Miguel quando vir isto vai-se espumar todo ... Ja o estou a ouvir aos berros lá na Madeira!!! )

Problema: Falta de prevenção + mulheres que engravidam sem querer ser mães.
Solução: Preservativos à borla em todo o lado.

2. Muita pena que uma proposta tão boa tenha vindo do Bloco de Esquerda, os radicais ... o que andam a fazer os outros incompetentes pagos com os meus impostos?

A notícia:

JORNADAS PARLAMENTARES
BE quer plano de prevenção de gravidez na adolescência

O Bloco de Esquerda quer que o Governo crie um plano nacional de prevenção da gravidez na adolescência e uma rede nacional de contraceptivos. Os bloquistas defendem ainda a realização de um estudo sobre a gravidez entres as jovens portuguesas.
( 15:54 / 09 de Março 07 )

O Bloco de Esquerda defendeu, esta sexta-feira, a criação de um plano nacional de prevenção da gravidez na adolescência e uma rede nacional de contraceptivos, na sequência das alterações à lei do aborto.

«O nosso país tem taxas de gravidez na adolescência muito significativas» e «somos o segundo país com a maior taxa na União Europeia», disse a deputada Helena Pinto, alertando para a necessidade de «ter uma política pública para prevenir a gravidez» entre adolescentes

Helena Pinto falava aos jornalistas depois de uma visita à consulta da gravidez adolescente da Maternidade Alfredo da Costa, Lisboa - que regista por ano 120 partos de grávidas com uma média de idades de 16 anos -, uma iniciativa inserida das jornadas parlamentares do partido.

A deputada do BE defendeu que «é necessário fazer um diagnóstico concelho a concelho para que se perceba exactamente qual é a situação» da gravidez na adolescência em Portugal e acrescentou que o «Governo deve elaborar plano nacional de prevenção da gravidez na adolescência».

Para os bloquistas é também necessário desenvolver «uma política pública de saúde sexual e reprodutiva», sobretudo tendo em conta a vitória obtida no referendo ao aborto.

O Bloco de Esquerda defende, neste sentido, a criação de «uma rede de cuidados contraceptivos que chegue a todos os centros de saúde e a todos os hospitais».

O Bloco de Esquerda quer ainda que os projectos de Educação Sexual nas escolas passem a ser obrigatórios e entende ser necessária a criação de um Gabinete de Atendimento nas escolas para esclarecer os jovens fora do âmbito da sala de aula.

sexta-feira, 2 de março de 2007

Os intolerantes voltam a atacar!

Os nossos direitos de cidadania continuam a ser postos em causa, desta vez por um partido político:

1. O PSD insiste na BARBARIDADE do "a vida humana é intocável". Continuam a querer impôr aos outros a sua "crença" que já existe uma vida humana e que esta começa as 00:01 segundos de fertilização do óvulo pelo espermatozóide.

Apesar de isto ja ter sido votado, e ja se ter percebido que não é nada equivalente a uma vida humana, para a maior parte das pessoas que votaram. Ate as dez semanas, não é. É uma vida-intra-uterina, que vale o que vale. Alias, se for anormal ou o pai for um violador, ja hoje em dia esta vida não vale nada.

2. Continuando com o seu espirito de maus perdedores, querem agora, que as mulheres sejam OBRIGADAS a ser "aconselhadas" por um médico, uma "intervenção de aconselhamento no sentido de tentar prevenir o aborto", dizem eles.

Não é um intervenção para explicar o que é uma interrupção da gravidez. É para convencê-la a não abortar. Se calhar nesta reuniao, se a mulher disser "NAO QUERO UM FILHO, PONTO FINAL!"o médico vai dizer, não, não !!! tenha na mesma!!!! depois dê para adopção o filho que entretanto gerou!!!! , ou entao o médico, vai propor pagar do bolso dele para alimentar a criança, a escola, a universidade, oferece-se para ser pai, se o pai verdadeiro não quiser sê-lo, ver o miudo aos fins de semana, levá-lo ao futebol, desintoxicar o padrasto, dar umas roupinhas e uns brinquedos em segunda mão ao pobrezinho, etc..

mas que charada é esta??? PREVENIR??? MAS QUAL VIDA HUMANA??? VOU TER QUE SER OBRIGADO A OUVIR CONSELHOS MORAIS SOBRE A MINHA VIDA PRIVADA A UM IDIOTA QUALQUER QUE NAO CONHECO DE LADO NENHUM???

3. O PSD já se prepara tambem para a batalha constitucional para retardar, atrasar na secretaria aquilo que ja perderam no referendo. Preparam-se para vir "ensinar" aos portugueses a ler a Constituição do seu país: ou seja, quando diz lá que a vida é inviolavel, os portugueses, BURROS, não tinham percebido que esta não começa quando a pessoa nasce.

Os senhores deputados querem RE-ESCREVER a CONSTITUIÇÂO DA REPUBLICA PORTUGUESA estabelecendo lá que ela começa às 00:01 segundos de vida, esta provado cientificamente, por isso os portugueses votaram mal no referendo e precisam de ser "aconselhados".

a noticia :

http://www.tsf.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF178231


10:08 / 02 de Março 07 )
O PSD apresenta, esta sexta-feira, uma proposta para a regulamentação da nova lei sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), na qual defende a necessidade de aconselhamento obrigatório para as mulheres que desejem abortar.

Os sociais-democratas lembram que uma das leis fundamentais é que a vida humana é intocável e, como tal, consideram que o Estado não se pode demitir de proteger esse direito.

O líder parlamentar do PSD, Marques Guedes, explicou à TSF que a proposta se inspira na lei alemã, mantendo «intocável a liberdade de decisão da mulher», mas «sem que o Estado abdique da tutela do direito à vida, e como tal de uma intervenção de aconselhamento no sentido de tentar prevenir o aborto».

Com esta tomada de posição, o PSD poderá, no futuro, invocar a inconstitucionalidade do projecto apresentado pela esquerda parlamentar.